Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

FC Porto na alta-roda europeia e subida na consideração internacional: Ciclismo com estatuto de Continental Profissional e Futebol Profissional entre os melhores da Liga dos Campeões!


W52-FCPorto  Profissional Continental em 2019

Foi conhecida esta terça-feira, dia 11 de dezembro de 2018, que o FC Porto foi aceite pela entidade máxima do ciclismo para que a representação portista seja “Equipa Continental Profissional”.  Ficando aprovada a pretensão e candidatura do FC Porto à subida de escalão.

Assim, no mesmo dia em que a equipa principal do futebol do FC Porto fez mais um brilharete no estrangeiro, além de continuar na maior prova europeia entre os melhores do velho continente (também vencendo o último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões em que já estava apurada, inclusive com o 1º lugar no respetivo grupo de apuramento, e batendo mais algumas marcas); bem como no escalão de Sub-19 também a representação jovem do FC Porto assegurou a continuidade na UEFA Youth League, igualmente com comprovativa vitória na exótica Turquia que confina a Europa com a Ásia (tendo os dragões de forma idêntica garantido o apuramento para os oitavos de final da correspondente competição, no caso vencendo também o seu grupo)…  chega então notícia do ciclismo do FC Porto ter subido na consideração internacional.


Em cima do acontecimento, foi anunciado na página oficial do clube, fcporto.pt:

« W52-FC PORTO NO ESCALÃO CONTINENTAL PROFISSIONAL
Candidatura foi aceite pela União Ciclista Internacional
A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou nesta terça-feira que a W52-FC Porto vai competir em 2019 com o estatuto de Equipa Continental Profissional.
A W52-FC Porto, vencedora das três últimas edições da Volta a Portugal, surge desta forma no segundo escalão do ciclismo mundial.»


Perante isso, na satisfação portista, juntamos a alusiva missiva que a secção do ciclismo portista manifesta, a propósito, na sua página informática, como algo que merece retenção histórica, para memória da vivência azul e branca:

« A subida a Profissional Continental era uma ambição já há muito conhecida da direção da equipa, que juntamente com os principais patrocinadores trabalharam para juntar um grupo capaz de assegurar tal ambição.
A entrada no segundo escalão mais alto do ciclismo mundial (a seguir ao World Tour) foi um processo iniciado nos últimos 2 anos, que teve nos últimos meses a meta final, com a apresentação do pedido formal para a subida de escalão. A época ciclista ainda não tinha terminado e já se tinha dado o primeiro passo para a subida a Profissional Continental.
Toda a apresentação do pedido é trabalhada diretamente com a UCI (União Ciclista Internacional) órgão máximo do ciclismo mundial.
Após entrega de todas as exigências e obrigações que a equipa tem que garantir e apresentar, o pedido é concedido ou negado. Só hoje se soube que o mesmo foi aprovado.
A W52-FC Porto é uma das 25 equipas do escalão Profissional Continental em todo o mundo, a única portuguesa.
A última vez que Portugal esteve representado com uma equipa neste escalão foi em 2008.
Com a subida de escalão, a equipa vai poder participar em provas com um nível mais alto (somente abertas a equipas World Tour e Profissional Continental), e quem sabe, a grande ambição ser convidada a participar numa das grandes voltas internacionais.
Toda a equipa vai trabalhar para representar o ciclismo português o melhor possível.»


Recorde-se que, depois de ter deixado de ter equipa profissional em 1983, o FC Porto só voltou a participar em provas de ciclismo em 2016, com a pareceria que formou a equipa W52-FC Porto, e agora em 2018 é aprovado como participante no escalão Continental Profissional, passando em 2019 a participar com esse estatuto internacional.


Parabéns aos Homens do Ciclismo do FC Porto. O FC Porto é assim honrado ainda mais. E de cima das bicicletas pesadas de antigamente até às mais leves de agora, longo e brilhante historial pedalado por grandes valores contemplam esta honra!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. O JOGO
    W52-FC Porto confirmada no segundo escalão do ciclismo mundial

    11 Dezembro 2018 às 15:04 Ciclismo

    UCI aceitou inscrição da equipa azul e branca
    A equipa de ciclismo W52-FC Porto foi oficialmente aceite no segundo escalão do ciclismo mundial, o UCI Professional Continental.
    A lista final foi publicada esta terça-feira e a equipa lusa é uma das duas novas equipas a figurar no escalão onde estão nomes fortes e históricos do ciclismo internacional, como a Caja Rural, ou a Cofidis.
    Para uma equipa ser aceite neste escalão, tem de contar com 14 ciclistas profissionais, dois diretores desportivos e outros três elementos, como médico, enfermeiro ou mecânico, todos profissionais e registados na UCI.

    ResponderEliminar
  2. W52-FC Porto sobe de escalão e Nuno Ribeiro deixa uma garantia

    O JOGO 11 Dezembro 2018 às 15:04

    O diretor desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, manifestou esta terça-feira o desejo de reforçar a hegemonia na Volta a Portugal em bicicleta e surpreender a nível internacional.
    "A Volta a Portugal é o nosso principal objetivo a nível nacional. Vamos tentar manter a equipa focada nessa meta. E tentar conseguir outros objetivos a nível internacional", disse.
    A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou esta terça-feira que a W52-FC Porto vai competir em 2019 com o estatuto de equipa continental profissional, o segundo escalão, estatuto que lhe permitirá participar em provas maiores.
    "Penso que é importante para toda a gente o ter acesso a todo o tipo de corridas que até agora não era possível. Divulgar o nome do FC Porto e do ciclismo nacional a nível internacional também é bom", congratulou-se.
    O conjunto vencedor das três últimas edições da Volta a Portugal em bicicleta, é um dos 25 conjuntos que asseguraram aquele estatuto.
    Para cumprir com as "enormes expectativas", o responsável admitiu a necessidade de garantir reforços, admitindo que Rafael Reis e Joaquim Silva, ambos da Caja Rural e ambos com 26 anos, fazem parte das prioridades. "Estamos a tentar ter a equipa mais homogénea possível, uma boa equipa, e, a partir daí, lutar por outros objetivos. Fazem parte [dos nossos objetivos]. Estamos a tratar disso", assumiu.
    Em resumo, Nuno Ribeiro prometeu aos adeptos "continuar a defender as cores do FC Porto como até esta terça-feira, se possível até mais ainda a nível internacional".

    ResponderEliminar