Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 12 de janeiro de 2019

A propósito do Sporting-FC Porto do final da 1ª Volta da Liga Portuguesa: Recordação dum outro “clássico”, de enérgico acompanhamento… também.


Chegado o Campeonato português a meio, ao fim da 1ª volta da prova superior do futebol nacional, desde há alguns anos de novo chamada Liga, o FC Porto segue na frente, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado, e seis e oito dos terceiro e quarto, respetivamente. Apesar do empate verificado no jogo do virar do calendário da competição, no clássico Sporting-FC Porto da jornada correspondente.

Empate este de certo modo algo insosso, porque o FC Porto fez mais para tentar ganhar e o valor entre os dois conjuntos assim justificava. E sobretudo porque a dinâmica de vitória da equipa comandada por Sérgio Conceição levava a essa ambição. Mas do mal o menos, como se diz... Sem esquecer que foi perdoada expulsão ao Bruno Fernandes e ficou um penalti por marcar sobre o Marega. Mas com a nomeação daquele árbitro a missa já estava encomendada pelo Benfica....


Contudo, apesar de insípido, é sempre um empate em casa do Sporting, em Lisboa. Assim, o FC Porto continua a longa série de jogos sem perder e com o 1º lugar a boa distância dos competidores. Embora a comunicação do sistema lembre que o FC Porto não vence em Alvalade há muito, esquecendo porém que também o goleador-mor do Sporting continua sem conseguir marcar ao FC Porto, por exemplo. Sendo de lembrar que quer Benfica como Sporting terão de vir ao Porto ainda, na 2ª volta. E para já o FC Porto é o campeão da 1ª volta, coisa que quando acontece com outros costuma ser muito glosada...!.

Além de tudo o mais, é de reter o forte apoio que a equipa principal do FC Porto teve em pleno reino do leão verde, sendo significativa a onda azul que se fez sentir  no apoio à equipa dragoniana.  Mais uma vez... e tal como duma célebre vez (a recordar).


Posto isto, e num espaço de memorização como este, algo também vem a talhe no desenrolar do lance. Dando o tema para recordar um outro empate verificado na deslocação ao antigo estádio do Sporting, há uns anos bons, com diversas curiosidades e situações análogas.


Vem assim à lembrança a deslocação verificada em 1985 ao anterior estádio de Alvalade, no decurso da época de 1984/85. Tendo então a equipa do FC Porto tido apoio duma das mais numerosas falanges de adeptos de que houve memória em viagens a Lisboa. Como, a propósito do tema, aqui se recorda, desta feita, com imagens de arquivo e do próprio álbum fotográfico pessoal.

Assim como se diz que recordar é viver, revive-se aqui e agora essa jornada ainda do tempo de Fernando Gomes, João Pinto, Zé Beto, Vermelhinho, Lima Pereira, Frasco, Quinito, Semedo, Quim, etc., etc. Na calha do encontro desta época. Na ideia que, tal como naquele tempo de reforço celular do clube Dragão, desta feita também a onda que acompanha a equipa azul e branca seja como que verdadeira molécula da energia portista.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Oh meu amigo o Porto nao ganha ha muito no Alvalaxia, más ha mais tempo o zborde num e caopiom.Vai ser necesario contratar novamente o Inácio lagartaxiu e os Sportinguistas escrever muitas cartas emocionadas e Voltar acontratar o avozinho Acosta mestre piscineiro

    ResponderEliminar
  2. O Porto foi boé melhor que o zbordin, e o rio Douro ficou a rir-se do riu tejo.

    ResponderEliminar