Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 1 de setembro de 2019

Efeméride da entrega da famosa carta de 1893… oferecida por Cândido de Oliveira


Nesta data, a 1 de Setembro de 1952, Cândido de Oliveira, que chegou a ser treinador do FC Porto precisamente quase por essa altura (entrando nessa função nas Antas pouco depois, em Novembro), «ofereceu ao clube a famosa carta de Nicolau d’Almeida, que em outubro de 1893 desafia o Clube Lisbonense para um jogo, no que seria o primeiro jogo de futebol do FC Porto.» Como bem é recordado neste dia da passagem de tal efeméride, em “Dragões Diário”.

= Cândido de Oliveira

Como é conhecido, existe esse documento precioso a atestar o ano da verdadeira data da fundação do F C Porto, conforme é a carta da época. Missiva essa escrita em 1893 e inclusive chegada ao conhecimento de Rodrigues Teles, historiador pioneiro do F C Porto, conforme o mesmo faz referência logo no primeiro dos três volumes que publicou sobre a história do F C Porto, embora sem ter tentado interferir na corrente que ao tempo dava outra versão, como se sabe.  Ora, essa preciosidade foi depois mesmo entregue para ficar na posse do clube, através de Cândido de Oliveira,  antes desse famoso jornalista e treinador haver estado no F C Porto.

= A histórica carta de 1893…!

À época estava precisamente a aproximar-se a data que muito mais tarde foi reconhecida oficialmente. Mas por essa altura e eras seguintes não foi dada sequência às descobertas desenterradas na poeira dos tempos.

Na pertinência do facto e na aproximação agora a mais um aniversário portista, recorda-se essa envolvência através de parcelas do que neste blogue tem sido evocado ao longo dos tempos recentes.


Em 1988, depois da também famosa Fotobiografia do FC Porto da autoria de Rui Guedes foi reposta a história. Tendo assim em 1993 sido possível comemorar devidamente os cem anos de vida do grande clube azul e branco. E como tal no dia 16 de Outubro de 1993, aquando do jantar de encerramento das comemorações do centenário do F. C. Porto, foi descerrada uma placa comemorativa na Sala-Museu do Estádio das Antas. Em memória do tempo da fundação, como testemunhava em tempos um quadro emoldurado figurante do mesmo Museu das Antas (ao qual se refere a imagem de cima), reportando a uma notícia do Jornal de Notícias de 1893, comprovativa da original criação do clube; e depois, volvido um século, então em 1993, com direito a lugar Vip no museu do F. C. Porto.



Assim, na linha do trilho de preservação e transmissão que aqui se tem procurado fixar e comunicar, damos sequência à transmissão de algumas particularidades mais, de modo a procurar elevar a valorização de factos e casos do clubismo que nos enche as medidas.

Nessa linha, volta-se ao tema...

Com efeito, dentro do ano da comemoração dos 126 anos do FC Porto e no âmbito da grandiosidade que o FC Porto tem até por ser um clube verdadeiro em todos os aspetos, sem necessidade de invenções, é com elevado apreço clubístico que se pode afirmar mesmo que o FC Porto é verdadeiramente o clube mais antigo a praticar futebol de alto nível em Portugal.


Ora, como se está então no espaço cronológico dos 125 anos de vida do FC Porto, temporada em que se esperava que algo de impacto assinalasse tal época – fosse a prometida ampliação do Museu do FC Porto com a tal cava do Dragão para albergar tudo o que está guardado em armazém, pois todos os troféus conquistados têm história também, representam esforço, como dedicação, mais reconhecimento e quaisquer outros adereços terão representatividade evidente; fosse um monumento também que simbolize exteriormente a grandiosidade do clube Dragão, por exemplo; e embora ainda haja esperança que qualquer coisa fique em imponência visível, sabendo como o Presidente-Dragão sabe elevar a moral das hostes em momentos certos – é pois este um tempo de vincar e atestar que o FC Porto tem mesmo 125 anos, agora. Por mais que custe a alguns adversários o facto do FC Porto ser dos grandes o mais antigo clube português, e não só, também o mais idoso dos que praticam futebol a sério.


Para o efeito até nem é preciso ir muito longe (além do que é do conhecimento geral de constar nas páginas do Diário Ilustrado e do Jornal de Notícias de 1893), bastando recuar na cronologia do antigo órgão informativo e historiador do FC Porto, o jornal O Porto. Órgão criado em 1949, tendo existido desde Maio de 1949 até setembro de 1986 (substituído pela revista Dragões, entretanto iniciada em Abril de 1985) e que, pelo meio, em 1956 publicou alguns artigos com provas de que o Futebol Clube do Porto já existia em 1893. Curiosamente numa época em que entre os redatores principais do jornal O Porto estavam uns Delfim Pinto da Costa, autor do célebre livro Caravana da Saudade, e Fernando Sardoeira Pinto, mais tarde histórico Presidente da Assembleia do FC Porto já do tempo da recolocação histórica.


Pois então, nesse ano de 1956, estando no Brasil o articulista d’ O Porto que seria transmissor público da novidade, apareceu um ilustre compatriota diante desse alguém que depois escreveu, então integrado naturalmente na representação do clube que havia ido ao outro lado do Atlântico. Tendo na ocasião sido entregue alguma documentação que estava na posse do referido portista, por sinal um contemporâneo da fundação do FC Porto. Por dedução aqui do autor destas linhas, isso deve ter acontecido à época da digressão que a equipa principal de futebol do FC Porto efetuou pela América do Sul, iniciada no Brasil em Junho de 1956. Referindo-se esta possibilidade por quanto no que se pode ler (pelo menos nos jornais a que tivemos acesso) apenas ser apontado ter sido no Brasil, ao correr desse ano em que foi depois publicada a afirmação. Havendo, com efeito, sido «o Brasil o ponto de partida de uma digressão sul-americana do FC Porto.» (Em que) «no primeiro jogo, os Dragões goleiam o Fluminense (6-3) e pulverizam o recorde de receitas do bem conhecido Maracanã: 2.899.258 cruzeiros, 300.000 acima do máximo anterior, curiosamente num jogo em que participou o Benfica.»


Assim, decorrido bom tempo, saíram no jornal do clube uns quantos artigos bem escritos a narrar o que aparecera, assim. Entendendo-se que deve ter havido muita celeuma de prós e contras analisados e discutidos, para ter demorado ainda esse tempo todo até o tema ter sido levado à publicação no jornal O Porto, em Novembro seguinte. Passado já quase meio ano. O que, por outro lado, até nem terá sido demasiado, para os anos que antes e depois levou ao conhecimento efetivo e ao reconhecimento público e oficial.

Atente-se então nisto – Eis os comprovativos documentais, do que foi publicado no jornal O Poto, em suas edições de 14 e 28 de Novembro de 1956 (aqui em recortes digitalizados, para facilitar a leitura):


Posto isto, que dizer mais? As provas são muitas. Não há dúvidas. Tal como dizia Pedro Homem de Melo em seu poema Aleluia: - Dúvida? Não. Mas luz, realidade...!

Ora, não se entende, agora à posteriori, como pode ter sido isto, afinal. Saírem tais artigos no jornal do clube e… como é que com tanto material, com tão vincado testemunho vivo, enfim, no clube não tenha sido feito nada para repor a verdade dos factos, nesse tempo. Assim como não se entende que anteriormente tenha havido descrições que oficializaram o ano de 1906, quando a data de 2 de Agosto nem correspondia ao dia de semana que foi avançado. Era escusado as gentes ligadas à refundação terem esquecido que o clube vinha de 1893. Tendo depois, como foi sendo escrito e redito remontar a 1906 (curiosamente, ano que inicialmente não constava nos cartões dos associados, mas apenas foi aposto já com tudo em evolução), e especialmente por entretanto haver livros escritos, faltou coragem e sinceridade para definir historicamente o enquadramento correto.


Até que houve um grande portista e sobretudo historiador atento e disciplinado, muito mais tarde, que procurou chamar à razão. Graças à Fotobiografia do FC Porto, por Rui Guedes, foi finalmente em 1987 dado conhecimento mais alargado de tal facto, com o impacto que teve no caso desse livro ter sido lançado aquando da ida à Final de Viena. E finalmente em 1988, à segunda tentativa, foi reconhecido e aprovado em Assembleia Geral do FC Porto que a fundação do FC Porto era a que constava na imprensa da época, mais documentação guardada na Biblioteca Nacional em Lisboa, desde setembro de 1893.


Assim sendo, podemos afirmar e confirmar mesmo que o FC Porto foi fundado em 1893. Sendo falso mas é que que não possamos proclamar isso, como certa gente ainda pretende. Aliás fala por tudo e todos o testemunho em boa hora transmitido por esse bendito Kendall, através de seu testemunho em 1956. Sem menosprezar evidentemente o que foi escrito nas histórias dedicadas ao clube, sabendo-se da dificuldade dos pioneiros em desbravarem terreno. Pois, apesar da distância referente a 1893, ainda no século XIX, se não fosse os diversos volumes escritos e publicados de Rodrigues Teles, quer o primeiro de 1933 como os seguintes de 1955, não haveria hoje tanta informação e sobretudo fotografias e documentação dos primeiros anos e seguintes do século XX.


Naturalmente para a incúria verificada anos a fio, como acontece quantas vezes ao longo dos séculos, contribuiu por certo algo de diversas ocorrências. Quão pode ter acontecido mesmo depois. Como com as sucessivas mudanças de instalações, desde sedes sociais, arquivos, até campos e estádios do clube, falando-se em testemunhos de boca sobre diversos acasos.

= Página da História do FC Porto, de Rodrigues Teles...

Em suma, com tão importante testemunho direto por base, de Alfredo Kendall, e divulgação dum redator do jornal O Porto de 1956, fica aqui, assim, algo mais. Para que não aconteça como ainda vai sucedendo, quando em cada sócio conhecedor que morre podem morrer histórias destas. Valendo a pena sempre haver quem tente manter a história deste clube intacta e imorredoura.


O FC Porto tem praticamente já 126 anos. Conta que se vai comemorar a 28 deste setembro de 2019. E por aí adiante continuará, no decorrer dos tempos. A vencer desde 1893!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário