Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Regresso do FC Porto ao Voleibol, com equipa feminina... Mais Historial da modalidade no FC Porto


A partir da segunda-feira 9 de setembro de 2019 o FC Porto passou a ter Voleibol Feminino entre as modalidades do atual ecletismo portista. Em retorno da modalidade de Vólei ao seio do Dragão, mas em vez de equipas masculinas como foi ´maioritariamente antes, desta feita cabe à parte feminina bolar e volar na representatividade do prestígio azul e branco.

Com efeito, depois de anterior anúncio e natural movimento de preparação e definição desta nova realidade, ao início desta semana segunda do nono mês do ano, quase no fim da segunda década do século XXI, foi apresentada a equipa de voleibol feminino que fica com a simbologia do FC Porto na modalidade. Numa parceria entre a Academia José Moreira com o FC Porto. Em sequência dos acordos de parcerias que nos dias que correm vão possibilitando o retorno de algumas modalidades aos clubes grandes, mediante certas condições, segundo protocolos firmados. Como se nota no facto das camisolas não serem iguais às normais do clube na mesma época, unicamente respeitando as cores azuis e brancas, no caso. Tal qual nas outras modalidades com equipas formadas através de parcerias, conforme no FC Porto acontece já no ciclismo (e ainda no basquetebol difere o padrão das camisolas, tendo essa secção uma SAD própria).


No ato de formalidade da apresentação da novel secção do Voleibol Feminino esteve a oficializar a nova realidade o presidente do FC Porto, marcando presença Jorge Nuno Pinto da Costa junto com o responsável da equipa de voleibol feminino da Academia José Moreira/FC Porto e seu patrocinador principal, em cerimónia decorrida num hotel de Espinho. Onde teve lugar a apresentação e, apesar do nome, Solverde, era tudo azul e branco. Contando com a presença, entre outros rostos, de José Moreira, antigo jogador de voleibol do FC Porto e também conhecido por “senhor voleibol”, mais Pedro Violas, patrocinador oficial da equipa, e de Jorge Nuno Pinto da Costa. Tendo então o presidente do FC Porto salientado a importância desta parceria, dando as boas-vindas ao plantel, construído sobre os quatro pilares do clube: “Rigor, competência, paixão e ambição”.


Das palavras de Pinto da Costa ficou como imagem forte que agora, com a chegada do Voleibol Feminino, "O FC Porto está um bocadinho maior e mais bonito".

José Moreira, antigo jogador de voleibol do FC Porto e fundador há cinco anos da Academia José Moreira, era um homem satisfeito, e naturalmente os representantes do FC Porto também anteveem boas perspetivas, atendendo a que esta equipa na época passada conquistou a Taça de Portugal e tem sido competidora assumida dos primeiros lugares das provas em que entra.


José Moreira, a propósito, manifestou a felicidade pela parceria criada. "O FC Porto é desde sempre o meu clube, no qual, com 15 anos, comecei a jogar voleibol e, aos 16 anos, jogava simultaneamente nos escalões de juvenis, juniores e seniores. Foi também neste clube no qual iniciei as minhas funções de treinador, com apenas 22 anos, ao treinar toda a formação. Todo este tempo ligado ao FC Porto marcou-me como jogador, como treinador e como pessoa. A mística do clube é de tal modo especial que fez crescer em mim um sonho: ter uma escola que um dia estivesse ligada ao FC Porto. Hoje, sou feliz por este sonho se tornar realidade. Não me posso esquecer do apoio que Jorge Nuno Pinto da Costa deu a esta Academia. Nutro pelo senhor uma profunda admiração enquanto dirigente. Há muitos dirigentes neste país, mas o que falta são muitos Pinto da Costa. O nosso trabalho está longe do fim e o que vamos fazer juntos fará diferença na vida de muitos jovens."

Jorge Nuno Pinto da Costa, completou:
“É particularmente feliz para mim esta cerimónia, por muitas razões. O professor José Moreira iniciou a sua atividade como atleta há muitos anos. Nessa altura, era diretor das atividades amadores do FC Porto, na presidência do saudoso senhor Afonso Pinto Magalhães. Tive a felicidade de lhe poder dar as boas-vindas ao clube e é uma alegria enorme, passados tantos anos como Presidente do FC Porto, ter formalizado este acordo, que é uma homenagem, não só ao voleibol, mas também a si [José Moreira], por aquilo que foi como atleta, como treinador, como homem e como pessoa que se dedica a proporcionar a prática do desporto aos jovens. É uma alegria muito grande que o FC Porto tenha a oportunidade de poder concretizar este projeto, e naturalmente que as minhas palavras finais serão para a equipa técnica e para as atletas. São muito bem-vindas ao FC Porto. Hoje, o FC Porto está um bocadinho maior e mais bonito. Vocês vão compreender que, ao longo da época, vestir a camisola do FC Porto é um orgulho, uma responsabilidade, mas será a forma de serem ainda mais reconhecidas pelos vossos êxitos, no vosso trabalho e no vosso desempenho. Todo o edifício que se constrói tem que assentar em quatro pilares: rigor, competência, paixão e ambição. O rigor com que esta associação foi criada e mantida é uma garantia. A competência que todos têm exercido no seu lugar também é uma certeza. A paixão é fundamental e se não houvesse paixão pelo voleibol e pelo FC Porto, não estaríamos aqui. Falta a ambição, que essa eu tenho a certeza que, nessa juventude radiosa, tem de existir. Pensem que têm de vencer para a vossa felicidade e para todos aqueles que confiam em vocês.”

Na mesma linha, Pedro Violas reforçou:
“Se me perguntassem há cinco anos se isto que está acontecer hoje seria possível, a resposta seria negativa. As estrelas estavam alinhadas. Hoje, é uma realidade, e estou muito feliz com isto. O voleibol feminino precisa de ser promovido, e esta junção entre a Academia e o FC Porto é uma ideia genial. Espero que a AJM/FC Porto continue a ser um projeto ganhador. Sei que a dedicação tem sido total, tanto pelas jogadoras como pela equipa técnica. Desejo sorte a toda a equipa.”


Recorde-se (conforme é referido na página oficial do clube) que «o voleibol azul e branco nasceu em 1941/42, sob a orientação do treinador Fernando Rodrigues Castro, que ajudou a criar as bases da modalidade no clube. Foi no Campo dos Aliados, no qual também jogava a equipa de basquetebol, que se começou o caminho vitorioso, uma vez que os Dragões não precisaram de muito tempo para conquistar o primeiro troféu. Logo na época seguinte, sagraram-se campeões regionais em primeira categoria. Eduardo Moreira de Almeida, já na década de 50, juntamente com Noronha Feio, ajudou a desenvolver a modalidade. Com Nélson Puga ao leme, o FC Porto continuou a somar conquistas. Depois, José Moreira continuou o legado deixado pelo agora médico dos Dragões. Agora, começa um novo desafio, unindo a Academia José Moreira ao FC Porto, juntamente com Pedro Violas, dono da Cotesi e patrocinador oficial da equipa.»

Entre diversos momentos históricos da existência do Voleibol jogado durante muitos anos por homens no FC Porto, ficou a participação na Taça dos Campões Europeus em 1969/70, com momento bem disputado na eliminatória com o Atlético de Madrid em Janeiro de 1970.


Entretanto, esta não é a primeira experiência do setor feminino no Voleibol do FC Porto. Sendo antes um regresso. Estando assim o Voleibol Feminino do FC Porto de volta à prática dentro do clube e à competição nacional. Tendo existido então, embora de curta duração. Como se pode ver por uma foto de inícios da década de setenta.

= Equipa do FC Porto de Voleibol Feminino da época de 1970/71:
 Em cima, a partir da esquerda para a direita - Maria Fátima Marinho, Maria de Fátima, Maria Emília, Filomena Braga e Maria Adelaide; em baixo, pela mesma ordem - Fernanda Maria (Capitã), Maria Paula, Maria Francelina, Maria Antonieta e Maria Joaquina. Treinador Álvaro Martins.

= Taça de Portugal do Voleibol Masculino, uma das diversas conquistas do FC Porto até três décadas atrás...

«Com nove campeonatos nacionais e seis Taças de Portugal no palmarés, a secção de voleibol encerrou na temporada 1989/90. 30 anos depois, uma nova era da modalidade começa, sempre de azul e branco.»

De permeio ficou público um pedido do presidente do FC Porto às jogadoras da equipa que será orientada por Rui Moreira: "Pensem que têm de vencer para a vossa felicidade e para todos aqueles que confiam em vocês".


Ao género de ilustração, respiga-se recorte documental da apresentação mediante parcelas de reportagem publicada no jornal O Jogo do dia seguinte.


Como complemento, também, à vista histórica da anterior existência do Voleibol Masculino no FC Porto, junta-se parte historiadora, por meio de lances historiográficos, a evocar algo ainda do historial da modalidade portista:

- Primeiro, através de historial e palmarés até 1981, constante da revista oficial do aniversário do FC Porto nesse ano...


- E por uma retrospetiva de dados conforme ficou publicado no Anuário de 2004 do livro O Dragão no Mundo, editado pelo Conselho das Delegações e Filiais do FC Porto, com página dedicada ao Voleibol também:


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. OLÁ BOA NOITE. MUITOS PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO ACERCA DESTA MODALIDADE, E DE MUITAS OUTRAS LIGADAS AO FUTEBOL CLUBE DO PORTO. COMO PORTISTA DEIXO-LHE UM BEM HAJA. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderEliminar