Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Gala dos 120 anos da Federação Portuguesa de ciclismo, com Onofre Tavares no corte do bolo...


No sábado, 30 de novembro, foi dia de comemoração condigna, com pompa e circunstância, da passagem de 120 Anos da Federação Portuguesa de Ciclismo. Em festa engalanada com um espetáculo, a completar uma jornada de convívio, no Fórum Lisboa. De entrada livre a todos os praticantes, representantes de clubes, agentes e adeptos de ciclismo que puderam marcar presença, entre convidados para esse momento de afirmação da importância social do ciclismo, cuja Federação é a mais antiga com atividade em Portugal.


A Gala, segundo testemunhos de amigos que estiveram presentes, resultou então num grande espetáculo. Foi no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), na Avenida de Roma, onde se realizam as Assembleias Municipais. Incluindo almoço festivo, na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, com elevado número de aderentes.


Esta Gala de 120º Aniversário Federação Portuguesa de Ciclismo foi conjuntamente motivo de realização do anual convívio de gente do ciclismo, desta feita o 18º Convívio de Corredores de Ciclismo.

 = 30/11/2019:  Foto de registo do reencontro de "nomes do ciclismo", como Joaquim Leite e Acácio da Silva, com Neca Soares dos Reis, antigo guarda-redes de futebol (do FC Porto, Aves, Chaves, etc), corredor de ciclismo, colaborador da equipa Rádio Popular-Boavista e colecionador da melhor coleção de artigos do ciclismo.

Na oportunidade, a Federação Portuguesa de Ciclismo foi agraciada pelo Presidente da República.

Com efeito, assinalando tal conta jubilar, na ocasião do 120º Aniversário da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu, em Lisboa, à Gala Comemorativa, na qual foram homenageados José Bento Pessoa, Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e Rui Costa. Contando com diversos momentos musicais, mais as intervenções do Presidente da Federação Portuguesa Ciclismo, Delmino Pereira, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.


Para encerrar a gala, o Presidente da República usou da palavra, tendo no final entregue as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique ao Presidente da UVP-FPC.

Dessa festa, além das homenagens, que pecaram por não contemplar outros valores, com currículo internacional vitorioso, que bem mereciam também lembrança, há a registar que o corte do bolo foi um momento bem reluzente, afinal, sendo esse singelo ato deveras significativo, tendo essa distinção por protagonistas os antigos ases do pedal Onofre Tavares e Américo Raposo, célebres ciclistas que ficaram para a história como representantes do FC Porto e do Sporting, respetivamente, e foram nomes sonantes vitoriados pelas estradas do país em tempos de outrora.


= Corte do Bolo de Aniversário - com Onofre Tavares, Américo Raposo e Delmino Pereira, Presidente da FPC.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário