Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Efeméride da entrada de Jorge Nuno Lima Pinto da Costa para Sócio do FC Porto


Dois dias após a passagem do aniversário natalício do Presidente do FC Porto Pinto da Costa, assinalamos agora a data da admissão do mesmo e consócio portista Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa como Sócio do FC Porto.

Foi então a 30 de Dezembro de 1953 (meses antes do signatário desta lembrança ter vindo ao mundo), que o jovem Jorge Nuno passou a fazer parte oficial da coletividade Futebol Clube do Porto, de que era adepto ferrenho e viria a ser posteriormente figura de proa.


Então, o FC Porto havia passado a ter o seu estádio um ano e tal antes, em 1952, a cuja inauguração do recinto substituto do velhinho campo da Constituição assistira de corpo e alma o jovem Jorge Nuno, ao tempo com 14 anos e meio sensivelmente, ou seja a caminho dos quinze; e ele próprio guardou mesmo recordações também físicas desse acontecimento festivo da apresentação pública do estádio das Antas. Até que, como conta, no dia dos seus 16 anos recebeu como prenda, de sua avó Alice, a ditosa oferta de passar a ser sócio do FC Porto, com cartão passado. Contudo (pois o cartão fora atribuído antes da aprovação oficial, para poder ser entregue pessoalmente no dia do aniversário) seria dois dias depois que a própria situação ficaria oficializada, com a data de aprovação da respetiva proposta a ter sido datada e assinada a 30 de dezembro desse ano de 1953. Fora sócio proponente o antigo Presidente António Maria Moreira de Sousa e o documento ficou assinado pelo secretário Sr. Paulo Pombo, em tempo que o Presidente da Direção era o Dr. Urgel Horta.

Daí para a frente algumas curiosidades também ficaram associadas à atribuição dos seus sucessivos cartões, na sequência da habitual renovação de atualização que sucede a cada cinco anos. Acontecendo algumas peripécias, como o próprio Presidente Pinto da Costa referiu na sua autobiografia, com exemplos de alguns cartões anteriores de ter passado a ser Presidente.


É pois Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa associado do FC Porto há 66 anos, completados nesta data de 2019. Com cartão de sócio nas mãos desde o dia de seus 16 anos, a 28 de dezembro de 1953, e com entrada aprovada no papel oficial do clube de imediato desde 30 de dezembro desse ano. Estava o FC Porto nesse tempo a formar a grande equipa de futebol da geração de cinquenta, tinha já os grandes ciclistas que nessas eras corriam de forma que o clube azul e branco era o mais vitoriado pelas estradas e possuía também campeoníssimos do andebol, entre tantas excelências patrimoniais. E começavam a surgir no seio do clube homens do futuro, como se revelou ao longo do tempo o grande dirigente Nuno Pinto da Costa.


Ora, em tempo de contos de Natal, como é próprio das narrativas tradicionais do maravilhoso sortilégio natalício, ainda dentro da correspondente quadra recorda-se esse nascimento clubista, não derivado dum nascimento divino numa Lapinha de presépio, mas de algo ambiental nas proximidades da Lapa do Porto. E antes ainda da chegada dos Reis Magos, pois a magia provinda dum sonho desportivo aportou em grande escala com títulos Europeus e Mundiais, conquistas de sucessivas Voltas a Portugal e tanto mais. Até que agora, já com quase 38 anos de presidência, e na epifania da mais uma reeleição, se anseia que o museu do clube ainda venha a ter espaço e lugares para tudo o que significa todo o historial portista, na preservação de tudo quanto personifica o portismo de que andam muitas almas cheias. Na fé do trajo da cor das próprias veias  como está gravado no poema Aleluia e ressalta em todo o ser de quantos somos Dragões. 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário