Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

5 anos de saudade: In memoriam de Armando Pereira da Silva!

  

Passam cinco anos do desaparecimento físico do meu amigo senhor Armando Pereira da Silva, o guarda-redes Armando, meu amigo eterno. Que conheci quando era guarda-redes do meu Porto, já na sua segunda passagem pelo nosso grande clube, onde ele muitos antes iniciara sua carreira futebolística. Tendo andado com ele nesses tempos em que era atleta. E que honra eu sentia então, jovenzinho ainda, de ter esse amigo, de poder andar com ele, conversar com esse desportista que eu admirava. 

Como me lembro de, uma dessas vezes, por exemplo, ele me ter apresentado ao senhor Carlos Duarte, o Carlos Duarte que eu conhecia só de nome e figura, com alguns cromos e gravuras dele que faziam parte de minhas coleções, e admirava por tudo o que representou nos meus primeiros tempos de Portismo. Pois o Carlos Duarte era então vizinho do Armando, em frente a um café no largo do Araújo, em Leça, para os lados de Matosinhos. Bem como, uma vez em que fui com o sr. Armando às Antas, em dia de treinos, foi por intermédio dele que recebi uma camisola do Pavão, tendo ele lembrado ao amigo e capitão da equipa Pavão esse gesto. A linda camisola que com muita estima ainda usei por esses tempos, depois guardei e tenho emoldurada em quadro no meu escritório doméstico.

Não sendo muito usual lembranças destas, aqui neste espaço, por nem sempre se  poder andar aqui a lembrar todos quantos merecem evocação, neste caso é diferente, porque o antigo guarda-redes Armando é um caso especial e merece ser sempre recordado.

Passam então já 5 anos de desaparecimento físico, não de memória, que essa perdura para sempre. Vendo-o ainda como o conheci em seu tempo de atleta. Tanto que quando o voltei a ver mais tarde, muitos anos depois, em dia de célebre homenagem em Rio Tinto, muito me custou reconhecê-lo com visíveis marcas de doença. Num dia em que senti grande orgulho por ele ser então homenageado por uma Casa do FC Porto. Como agora aqui volta a ser homenageado, dentro do que me é possível, neste meu espaço particular de Memória Portista. E continuará a ser, sempre. Porque o meu amigo senhor Armando é constante recordação, e não morre da face do mundo portista enquanto durar a possibilidade de o poder lembrar.

Até sempre amigo senhor Armando. Cá continuamos assim!

Armando Pinto  

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário