Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

De vez em quando… Entre publicações de motes portistas: 2 revistas sobre os últimos e vitoriosos 22 anos do séc. XX

Está na atualidade o slogan dos “40 anos disto”, referente aos anos de presidência de Pinto da Costa no FC Porto, percorridos desde as duas últimas décadas do século XX e das também já duas do século XXI. Após o atual presidente sportinguista Varandas ter tentado menorizar isso, de modo que, como se costuma dizer, lhe saiu o tiro pela culatra. Pois, na calha disso mesmo, vem a talhe puxar o filme ainda mais atrás e buscar documentação referencial em estante de biblioteca de estimação para, através de publicações antigas, se relembrar o início do período vitorioso ocorrido a partir de 1978, quando o FC Porto finalmente conseguiu vencer o Campeonato Nacional de futebol sénior que fugia ia para 19 anos.

Assim, deitando mãos e olhos a publicações referentes a esse tema, é vez de lembrar duas revistas historiadoras desse sucesso: uma, intitulada “F. C. Porto 1978-1998 20 ANOS DE SUCESSOS” e outra “F. C. PORTO YEARBOOK 1999-2000”, precisamente a compilar memórias descritivas e visuais das temporadas correspondentes, na soma dos 22 anos finais do século XX. Duas revistas que constam da biblioteca pessoal aqui do autor também, felizmente. E através delas sempre se pode reviver momentos bons desses anos, ainda da presidência do Dr. Américo Sá, com Pinto da Costa como Chefe do Departamento de Futebol e Pedroto como Treinador responsável pela equipa principal, até depois à presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, tendo como Diretores do futebol Teles Roxo e Reinaldo Teles, assim como treinadores Pedroto/Morais, Artur Jorge, Ivic, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, e António Oliveira.

Duas belas e boas publicações, essas:

-  uma em “Edição do Conselho Cultural do FC Porto” 

- e a outra “edição do Departamento de Relações Externas da F.C. Porto-Futebol, S.A.D.” 

Que se saúdam memorialmente e como tal se registam, aqui, neste espaço também de memorização de temas portistas.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário