Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

W52 – F.C. Porto (que abandonou o escalão superior e se reconverteu em equipa de clube/sub-23) passa a ter nova denominação Fonte Nova – Felgueiras...

Havia sido anunciado que «”A W52 e o FC Porto vão continuar a apoiar o ciclismo na próxima época desportiva, através de um novo projeto que terá uma equipa de sub-23 e apostará no ciclismo de formação” (como pode ler-se no comunicado divulgado pela formação, em finais de 2022). Segundo a nota, o projeto estaria “ancorado na associação ‘Fonte Nova – Clube de Ciclismo’” e quer “concertar a ação com entidades como a Federação Portuguesa de Ciclismo e outras dos setores desportivo, educativo e social”».

Mas… De surpresa, agora já em fevereiro de 2023, iniciou-se a nova época de ciclismo de estrada em Portugal sem a presença do FC Porto. Apesar de em novembro ainda do ano passado ter sido anunciada a nova aposta como equipa W52-FC Porto – Sub 23 e no início deste ano ter sido apresentada a equipa (como está registado neste blogue, também). Ficando-se agora a saber, afinal, que tal projeto foi alterado, segundo se constata pelo sucedido. De modo surpreendente, pois não houve qualquer informação pelos meios do FC Porto, quanto a haver continuação, embora nos moldes com que houvera a última informação, nem que ia deixar de haver ciclismo com o nome do FC Porto, nesta temporada. E também sem que tenha havido notícias pela comunicação social, prova que o ciclismo sem o FC Porto perde impacto.

Ora, porque naturalmente o autor não tem qualquer contacto privilegiado, o caso caiu de surpresa. Apesar de alguma amizade pessoal noutras alturas ter dado para notícias quase em primeira mão, desta feita e como adepto foi mesmo com a chegada do início da época que houve conhecimento do facto. Entendendo-se naturalmente isto pelas ocorrências recentes, que levaram a esta alteração, para já.

Assim sendo, através de pesquisa pessoal, nota-se que, em comparação com a apresentação anterior, ocorrida em novembro, a empresa Fonte Nova - Clube De Ciclismo foi constituída em dezembro seguinte, mais precisamente em 2022-12-12, tendo a sua sede no concelho de Felgueiras, exercendo «atividade de atividades dos clubes desportivos e está atualmente classificada como Ativa».

Então, este domingo 5 de fevereiro de 2023, quando o pelotão nacional embarcou na época de 2023, com a tradicional Prova de Abertura – Região de Aveiro – Taça Jogos Santa Casa, soube-se que a temporada de 2023 «trouxe algumas mudanças tanto em termos de equipas como em termos de provas. No campo das equipas este ano há somente 9 equipas Continentais UCI, sendo as mesmas estruturas da temporada transata, menos a W52-F.C. Porto que abandonou o escalão Continental de Elite e se reconverteu em equipa de clube/sub-23, tendo como nova denominação Fonte Nova – Felgueiras». Verificando-se que na nova equipa se mantêm os nomes dos patrocinadores anteriores, mas não a W52. Tendo esta nova equipa a mesma formação anunciada anteriormente, reforçada com Francisco Campos (ex-Efapel, de cuja equipa havia sido afastado pelo responsável desportivo devido às investigações da época passada, mas acabou por ser ilibado de tudo). Por sinal ciclista que se classificou este domingo em 3.º lugar e assim subiu ao pódio desta primeira prova da época, tal como a nova equipa se classificou em 1.º lugar por equipas de clube. Num bom início de época, a prometer futuro interessante, na competição da equipa de Sub-23 diante das equipas Continentais de Elite.


Registe-se, sendo a mesma equipa (antes do FC Porto e agora)

-  Fonte Nova Felgueiras:

Prova de Abertura – região de Aveiro – Taça Jogos Santa Casa - Domingo, 5 Fevereiro


Francisco Campos 3° Geral Individual

🏆 1º Equipas de Clube

Classificação Geral Individual

3º Francisco Campos - mt

32º Diogo Saleiro - mt

46º Javi Moreno +10 s

90º Sérgio Saleiro +8 m

96º Tiago Clemente +8 m

98º António Cunha +8 m

107º Rui Silva +8 m 13s

OTL - José Dias

OTL - Pedro Pinto

OTL - Diogo Mendes

Geral Equipas Clube - 1º

Posto isto, e sendo este blogue um local de temas relacionados com o FC Porto, como Memória Portista, em princípio deixará de haver lugar futuro para o ciclismo aqui, em temas de atualidade, enquanto o FC Porto não tiver equipa com o nome do FC Porto incluído. Continuará porém o autor a seguir esta equipa, como simpatizante da mesma, porque tem equipamento azul e branco com letras brancas da publicidade dos patrocinadores, mais do nome da equipa. E, em diferente aspeto, pessoalmente também por ter o nome do concelho do autor, Felgueiras.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Depois de lermos isto no blogue Memória Portista no domingo, chega segunda-feira a confirmação.
    Fonte oficial do clube confirma fim da ligação à W52, manchada pela operação «Prova Limpa»

    Parecia evidente, perante os desenvolvimentos dos últimos dias, mas agora a agência Lusa cita fonte oficial do FC Porto a confirmar o adeus do clube ao ciclismo.

    «O FC Porto não tem ciclismo», afirma a referida fonte, que remete para o fim do contrato com a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo, que estava na origem da equipa denominada W52-FC Porto, no passado mês de dezembro.

    Nos últimos dias as páginas da equipa foram apagadas das redes sociais, e na Prova de Abertura, que marcou o arranque da temporada, no passado fim de semana, surgiu a formação Fonte Nova Felgueiras.

    O FC Porto regressou ao ciclismo em 2016, após mais de 30 anos de afastamento, mas a parceria com a W52 termina manchada pela operação «Prova Limpa».

    In Mais Futebol

    ResponderEliminar
  2. Ponto final: FC Porto saiu do ciclismo / O Jogo

    Contrato com a Associação Calvário Várzea Clube de Ciclismo - o clube na origem da equipa W52-FC Porto - terminou e a nova equipa designa-se Fonte Nova-Felgueiras
    O FC Porto saiu do ciclismo, decisão tomada em meados de janeiro, colocando-se assim um ponto final no contrato que unia o clube à estrutura anteriormente denominada W52-FC Porto.
    O contrato com a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo - o clube na origem da equipa W52-FC Porto - terminou em dezembro, tendo sido criada a Associação Fonte Nova, responsável pela equipa de sub-23 que se estreou no passado domingo, com Francisco Campos a conseguir o terceiro lugar na Prova de Abertura/Região de Aveiro.
    Mantendo inicialmente a designação W52-FC Porto, essa formação mudou nas últimas semanas para Fonte Nova-Felgueiras, pois o empresário Adriano Quintanilha decidiu, em acordo com Pinto da Costa, afastar-se de vez do ciclismo, ao que O JOGO apurou por se sentir magoado ao ser constituído arguido no processo "Prova Limpa".
    A equipa de sub-23 não tem atualmente patrocinadores principais, mas irá manter-se toda a época, já que Quintanilha honrará o compromisso feito com os corredores.
    A estrutura, embora do último escalão de formação, utilizará as viaturas e bicicletas da agora extinta W52-FC Porto, equipa mais vitoriosa da última década no ciclismo português.
    A última corrida da W52-FC Porto foi o Grande Prémio Douro Internacional, em julho do ano passado, e terminou com a vitória de José Neves, a correr sozinho devido à suspensão dos colegas em plena prova.
    A equipa criada em 2013 em Sobrado, como OFM-Quinta da Lixa, passou a ter o patrocínio da W52 a partir de 2014 e ligou-se ao FC Porto em 2016. Conquistou sempre a Volta a Portugal de 2013 até 2021, mas perdeu entretanto uma das edições, devido à suspensão aplicada a Raúl Alarcón.
    De O JOGO

    ResponderEliminar