Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de maio de 2023

Efeméride da conquista da Taça UEFA em 2003 - a 1.ª da segunda mais importante competição da Europa conquistada por um clube português!

O FC Porto, que em 1987/1988 havia já feito história internacional com a conquista das 3 taças internacionais de futebol na mesma época (Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental /Mundial de Clubes e Supertaça Europeia), algo que poucos conseguiram na estratosfera do mundo da bola internacional... também em 2003 venceu a Taça UEFA, que nunca algum clube português conquistara. Sendo atualmente o clube do país do Peito Ilustre Lusitano, cantado em verso heroico por  Camões, que tem sete taças de provas oficiais do palmarés internacional de seniores, mais uma oficial de camadas jovens.

Ora, com toda essa envolvência, é sempre gratificante recordar essa tal primeira vez da Taça UEFA, algo que volvidos anos o FC Porto repetiu com a depois chamada Liga Europa em 2011. Sendo agora, na passagem de 20 anos dessa bela vitória de Sevilha, ocasião de rememorar tão saborosa conquista.


A 21 de Maio de 2003, num dia passado sob grande calor quase a sufocar grande ansiedade pelo jogo de mais uma final internacional em que o FC Porto marcava presença, todo o sentimento portista vibrou com a épica vitória em Sevilha com que o maior embaixador português conquistava a primeira Taça UEFA da história portista e do palmarés histórico do futebol português.


Se já estava marcada na história e nos corações portistas a data de 27 de maio de 1987, da primeira Taça dos Campeões alcançada pelo FC Porto no jogo da valsa tocada de calcanhar em Viena, como o 13 de dezembro do primeiro triunfo na Taça Intercontinental/Mundial de Clubes vencido sobre a neve de Tóquio, mais as noites dos dois jogos da conquista da Supertaça europeia, pois esse 21 de maio ficou na memória por tanta coisa e mais uma, que foi a saborosa vitória final após prolongamento. 


Então, nessa final disputada em Sevilha, ao sul de Espanha com o calor mediterrânico a fazer extravasar emoções por todos os poros, o FC Porto venceu diante dos escoceses do Celtic de Glasgow em jogo transcendente, triunfando de forma justa e inesquecível.


Mais uma grande vitória que ficou nas anais portistas e faz parte de tudo o que mais poderá preservar tais factos entre fastos da memória pessoal-portista.


Disso tudo o muito do que ainda se possa escrever será sempre pouco para descrever a dimensão daquilo tudo. Como está registado em jornais e revistas, de material guardado. Bastando deixar uma curta passagem do livro “FC Porto Figuras & factos 1893-2005” como corolário demonstrativo.


Para resumir melhor por imagens, ilustra-se esta recordação com gravuras dum postal de O Jogo, mais o Guia da final publicado pelo Jornal de Notícias, mais a capa e ficha do jornal O Jogo, da coleção 30 Anos do mesmo, e ainda capas das revistas “Inesquecível”, do Jornal de Notícias, e “Ano do Dragão”, de O Jogo.


Em suma: - Foi bonita a festa, duma bonita vitória!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário