Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Efeméride do histórico "Penta" de Campeão Nacional do Futebol Português!

Maio, mês das flores e dos amores, é também um mês de grandes recordações portistas, tantas e quantas as boas lembranças de vitórias e conquistas ocorridas ao longo dos tempos no quinto mês, em muitos anos. Tais as efemérides que constam no calendário dos triunfos do grande clube dragão. Calhando assim, desta feita, evocar mais uma:

    - No dia 22 de Maio de 1999, na penúltima jornada do Campeonato Nacional da época 1998/1999, o FC Porto fez a festa do Penta em Alvalade, no antigo estádio do Sporting, num festejo que começou ainda antes do apito inicial. Isso porque o Boavista, clube que nessa época disputava com o FC Porto o lugar cimeiro, perdeu pontos, havendo então ainda antes chegado a notícia do empate dos Boavisteiros em Faro, fazendo que com antecedência o FC Porto automaticamente ficasse campeão, mesmo faltando esse jogo do FC Porto em Alvalade e depois o último nas Antas, por fim. E logo pela quinta vez consecutiva, somando o chamado Penta, marca que ficou a ser única e continua ainda, sendo o FC Porto o único clube Penta-Campeão Nacional de futebol.

Assim sendo, neste tempo amoroso de recordações e de alegres efemérides em tons de azul e branco, há que vincar como a 22 de Maio de 1999 o FC Porto festejou o Penta em Lisboa. Havendo a festa entrado pelo jogo adiante, em casa do Sporting, perante exibição descansada que, mesmo já quase em descompressão de guerreiros, bastou para não deixar o adversário fazer uma graça à sua vontade, acabando empatado o jogo da festa no reduto dum dos opositores tradicionalmente rivais.  


Com regresso triunfante a casa, foi depois na jornada seguinte, de final da prova, a consagração diante da família portista na própria casa, nas Antas. Mas antes, no dia 22 de maio, ainda com uma jornada por disputar, estava já tudo resolvido e a festa foi feita mesmo na capital política e do poder sócio-desportivo do império centralista nacional. Passando o FC Porto a ser o único clube que ganhou cinco vezes seguidas o Campeonato Nacional da Liga Portuguesa. O inédito Penta, de cinco campeonatos consecutivos.


Dessa boa lembrança ilustra-se a recordação com imagem da crónica inserta numa página da revista Dragões, quanto a esse jogo.


Ora então, como Campeão no futebol português: - Penta só há um, o Futebol Clube do Porto e mais nenhum !!!!!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens  )))

Sem comentários:

Enviar um comentário