Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Efeméride do início do Campeonato Nacional de futebol em 1940 – com goleada de 11- 0 ao Setúbal !

A 14 de janeiro de 1940 o FC Porto começava a disputa do Campeonato da 1. ª Divisão Nacional da época de 1939/40, como ao tempo arrancava em janeiro a mais importante competição portuguesa de futebol, a seguir aos campeonatos regionais de cada área associativa. Sendo o FC Porto ainda o Campeão Nacional em título, conquistado na temporada anterior.

Assim a equipa titular dos Dragões, sob orientação do treinador Miguel Siska, iniciava a defesa do título com o pé direito, ao vencer o Vitória de Setúbal por 11-0. Em jogo disputado no Campo da Constituição, com o conjunto azul e branco formado por Soares dos Reis, Sacadura, Guilhar, Manuel Anjos, Carlos Pereira, Baptista, Carlos Nunes, António Santos, Kordnya, Gomes da Costa e Petrak. E com os golos a terem surgido desde início, a começar logo aos 2 minutos e continuando pelo tempo de jogo adiante, através de 3 golos de Kordnya, outros 3 de Petrak, 2 de António Santos, mais 2 de Gomes da Costa e 1 de Nunes. 

Então, ao ter sido logo autor de um hat-trick nessa ronda inaugural, Kordnya começava também a caminhada que no final do campeonato o consagraria como melhor goleador da prova, enquanto o FC Porto teria a respetiva coroação como vencedor desse campeonato, o terceiro do palmarés do FC Porto da 1.ª Divisão até esse tempo (sem contar, entenda-se, as competições anteriores da Liga e Campeonato de Portugal).

Nesse jogo não alinhou Pinga, porque havia sido alvo de suspensão por parte da Associação de Futebol do Porto, devido a uma ocorrência no campeonato regional, embora passado pouco tempo tenha sido amnistiado, mas já não a tempo do início do Campeonato Nacional, tendo porém alinhado na 2.ª jornada.  

Esse jogo da 1.ª Jornada foi também o único do guarda-redes Soares dos Reis no mesmo campeonato, substituído depois que foi por Rosado e seguidamente por Andrasik, devido a suspensão interna derivada dum caso havido entre ele e Carlos Nunes (embora por fim tenha ficado tudo bem entre todos, mas apenas à posteriori. Tal como muitos anos mais tarde, com outros contornos, depois aconteceu com o Bibota Gomes…) Sendo no entanto os dois, Soares dos Reis e Nunes, detentores também do título alcançado em 1940, por terem jogado na jornada inaugural. Havendo a curiosidade de Soares dos Reis ter recebido o último pagamento do FC Porto, relativo a “subvenção”, em fevereiro de 1941, após a sua última participação como jogador do FC Porto nessa época de 1940, a que reporta o seu último cartão como jogador.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário