Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 24 de maio de 2014

Cândido Costa: Um Portista dentro e fora do campo…!


Nas andanças pela blogosfera e meandros informáticos, por vezes surgem conhecimentos de realidades que não costumam vir em jornais nem são difundidas nas televisões, salvo raras exceções. Tal o caso dum ex-futebolista profissional, atualmente ainda a jogar mas já noutro patamar, do qual soubemos andar presentemente a apoiar o seu e nosso clube como adepto ativo, e especialmente como Superdragão, deambulando agora no anfiteatro das bancadas.

Ora, entre pessoas amigas, conhecidas e outras que reconhecemos por admiração nutrida em torno do mundo azul e branco, temos como amigo dos contactos do facebook, como outros personagens que fazem parte da história do F C Porto, esse antigo futebolista do F C Porto, ainda recente, que no presente é também figura pública no apoio às equipas portistas no estádio do Dragão, e não só. Um nome antes admirado pelo que evoluía dentro do campo com a camisola do F C Porto vestida, e hoje igualmente vibra de camisola de listas azuis e brancas cingida ao corpo na bancada das claques dos Dragões - o Cândido Costa.

Calha como mel uma justa referência a este Portista, aqui e agora, por hoje o Jornal de Notícias o lembrar no caderno dos sábados, "notícias IN", dedicando-lhe espaço na rubrica “Gente com Norte”.


Em vista disso, com honra e orgulho, damos à estampa a referida peça respeitante ao Cândido Moreira da Costa, dividindo a rubrica em dois recortes para melhor leitura. Num conjunto encimado por uma imagem da época de 2000/2001, na qual possuímos o seu autógrafo numa página do livrinho “Caça Autógrafos” (então editado, com espaços para o efeito, pelo jornal O Jogo). Prestando deste modo e por este meio, o autor destas linhas, também, uma homenagem a este Portista assim… como é o Cândido Costa!


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens digitalizadas, para ampliar)))

2 comentários:

  1. Meu bem haja ao Cândido Costa por ser sempre Portista, quando vemos jogadores que esqueceram e esquecem depressa o clube.

    ResponderEliminar
  2. Conheci pessoalmente o Cândido Costa quando começou a jogar na primeira equipa do FC do Porto. Veio à localidade onde resido comprar móveis para a sua casa (julgo que estava para casar) pertencente a amigo portista e a um familiar meu e, por acaso, mantivemos um conversa prolongada abordando, naturalmente, o futebol. Estreou-se em Londres numa surpresa que Oliveira, salvo erro, que resultou num fracasso porque acabaríamos a perder por uma goleada.

    Há dias vi-o numa entrevista no Porto Canal e fiquei a saber que fazia parte da claque no Dragão. Há poucos que, saindo do Clube sem muito sucesso, lhe copiem o gesto de amor ao Clube.

    (Acabo de ver no Porto Canal, João Pinto, antigo capitão e herói de Viena a CHORAR na bancada no Dragão Caixa no final do jogo de andebol onde derrotamos o Benfica e conquistamos o hexacampeonato. Já rareiam aqueles que fizeram a própria pele das camisolas que envergaram)

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar