Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Equipamentos atualizados nos Estatutos do F C Porto


Está agora escrito em letra de forma, preto no branco, melhor dizendo em azul sobre branco, como passa a ser a regra dos equipamentos atualizados nos Estatutos do F C Porto.

Em tempo de transição ambiental, entrada a Primavera no calendário e notando-se na natureza alguma renovação colorida, foi posto à aprovação dos sócios do F C Porto nova regulamentação para a vida portista, através de algumas alterações da lei constitucional do clube. Assim os novos Estatutos do F C Porto foram aprovados, na quarta-feira 25 de Março, em Assembleia Geral Extraordinária, por unanimidade na generalidade e sem votos contra na especialidade, perante cerca de 200 sócios presentes no auditório superior do Estádio do Dragão.

«Na especialidade, todos os sete capítulos foram aprovados com uma abstenção, à exceção do capítulo II, com duas abstenções. Ficaram definidas algumas alterações de pormenor, como a explicitação, no que toca aos equipamentos, de que as cores serão o "azul e branco às listas verticais", de forma a tornar menos omisso o termo "cores tradicionais". Foram aprovadas, entre outras alterações aos anteriores estatutos, a mudança de um para cinco anos de filiação mínima para um candidato aos órgãos sociais e, quem quiser ser presidente, terá de ser sócio há dez anos, de forma ininterrupta. A duração de um mandato presidencial passa de três para quatro anos.»

Pois bem, do que nos despertava mais atenção, é bom de ver, que era o caso das camisolas, surpreendentemente não houve um choque como se temia, tal o que estava proposto. Acabando praticamente por ficar escrito agora o que já era a realidade. Embora com alguma indefinição textual, dando azo a futuras diversidades, mas sem um corte radical, como se temia.

Para que isso tivesse acontecido, justiça seja feita, valeu a posição de um associado do F C Porto, de nome Hugo Santos (segundo informação de pessoa amiga que esteve presente). Tendo sido pela intervenção desse senhor que houve retificação ao que havia sido apresentado e passado a ser como ficou aprovado. Nunca tinha ouvido falar nesse consócio, pelo menos que me lembre, mas desde agora para mim conta muito na minha consideração como Portista, como alguém que conseguiu fazer algo pelo nosso F C Porto.

Entretanto, sobre as modificações da duração do mandato presidencial e condições de candidaturas, o texto fala por si e só com a evolução do tempo se poderá, na verdade, verificar o que irá representar essa matéria. Já no que respeita aos equipamentos representativos, contando sempre com o principal em mente, fica a valer que, em vez da anterior valência de serem «camisolas com listas verticais azuis e brancas, cada uma com cerca de 8 cm de largura», ou seja camisolas com duas listas azuis, como aconteceu desde a década dos anos trinta, do século XX, até ao ano 2000, à Porto, agora ficou estipulado as camisolas do mesmo equipamento principal serem em "azul e branco às listas verticais". O que não é muito explícito, podendo assim dar para diversas hipóteses, mas é melhor que poder haver listas horizontais, camisolas de corte ao meio, aos quadradinhos ou bolinhas, de riscas transversais ou com vivos vermelhos, etc. e tal…

Assim que dizer mais? Sabe-se que a uma grande franja de adeptos a questão das camisolas pouco diz, contando que muita gente liga mais ao imediatismo, e a história e todo o percurso trilhado na solidificação da mística clubista será sobremaneira de especial apego aos aficionados de tudo o que representa a alma portista. Por isso que o F C Porto continue na senda de vitórias e o futuro seja risonho.

Enquanto isso, continuamos a ver o F C Porto em seu todo!


Armando Pinto

4 comentários:

  1. O dito sócio Hugo Santos não deve ser o jogador de andebol do mesmo nome.

    ResponderEliminar
  2. È acertada a decisão de fazer constar dois Estatutos as cores e definição das listas verticais dos equipamentos, as quais, obviamente não poderiam ser outras que não as azul e branca.

    Também me parece acertado o alargamento dos mandatos para quatro anos, um prazo razoável para desenvolver e concluir projetos ou cumprir objetivos.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Grato pelo seu sublinhado em relação á minha pessoa.
    Mais não fiz do que clarificar um tema que mexe com a nossa identidade, a nossa cultura e a nossa história.
    Podermos ficar com uma "definição indefinida" daquilo que seriam os nossos equipamentos, poderia ter impactos absolutamente imprevisiveis no futuro do nosso clube.

    Um grande bem haja!
    Hugo Santos - Sócio 15044

    ResponderEliminar
  4. Boas. Congratulo que a decisão referente às camisolas do equipamento principal do FCP não tenham ferido o portismo como o seu, que merece que o Porto seja à altura de quanto sente. Não esqueço que a sua forma de picar o tema do museu e a ideia da criação dum arquivo histórico, talvez até sem saber, teve importância no desenrolar do processo. E no Dragão é tido com muito apreço, mesmo quem não o conhece já ouviu falar do Armando Pinto, enciclopédico da história do FC Porto e escritor no ex jornal O Porto. Assim sendo folgo saber que gostou da fórmula encontrada, que não abala totalmente a história.

    ResponderEliminar