Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 16 de abril de 2016

Memórias históricas do F C Porto, a propósito de Pinga, Costuras e bons resultados...


Estamos a 16 de Abril de 2016. Num tempo que, como diz o rifão popular, é mês chuvoso, tanto que em Abril águas mil… Quanto são milésimas as memórias relacionadas, olhando para o céu estrelado de memórias azuis e brancas…

Com sol ou chuva, mesmo tempo nublado, nada impede que na memória portista se mantenha a cintilar, olhando ao alto do imaginário portista, figuras que mereciam ser mais recordadas, retendo a carreira ditosa de Pinga e outros grandes desportistas que representaram as cores do F C Porto.


Ora, num exemplo desses, a 16 de abril de 1939, na penúltima jornada do campeonato dessa era, o FC Porto liderava a competição nacional e a deslocação não era longa, ao terreno do vizinho Académico do Porto. Era e foi decisivo vencer, para na última jornada decidir o título com o Benfica, e os comandados de Mihaly Siska não brincaram em serviço, tendo vencido por 12-1, na que ainda é a maior goleada do FC Porto num jogo fora de casa para o campeonato nacional. Foi o jogo 200 de Pinga com a camisola do FC Porto.

Além desse facto, outro se tornou então também de realce. Como foi o caso dessa tarde ter sido de inspiração goleadora de Costuras, autor de cinco golos na goleada. Avançado portista que nessa época, inclusive, foi o melhor goleador do campeonato, somando 18 golos ao longo da competição.

Há sempre qualquer coisa a recordar e mais ainda tratando-se da gloriosa história do F C Porto!

Como ilustração juntamos imagens da revista Seleções Desportivas de Agosto de 1978 (referindo esse ano de início do campeonato com o nome de Campeonato Nacional), mais uma ficha do Pinga e uma alusiva foto de Costuras, da coleção publicada naquela referida antiga revista .

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário