Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 2 de abril de 2016

Quo Vadis...?


O F C Porto está a passar por uma fase negativa como há muito se não sentia. Agora mais evidente com o que se tem passado nas modalidades amadoras, a juntar à época menos condizente que tem tido o futebol. Mas, não pode haver mal que sempre dure. Tal como diz um provérbio: "Não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe". O que é preciso é que haja bom senso e remédio, e que o bom senso seja um bom remédio.

Ora, andam por aí portistas descontentes com tudo e mais alguma coisa, quando o Porto não ganha?!  Mas que só aparecem publicamente quando alguma coisa não corre bem, pois quando o Porto ganha se calam e nem chus nem mus… Afinal se não gostam do Porto porque não mudam de clube, para algum que ganhe sempre e onde tudo seja sempre bom? E se a Direção atual está gasta, porque não aparece ninguém mais…? Para falar mal e procurar destruir ou desanimar, já basta os adversários.

Claro que o F C Porto precisa de uma revisão quase total. Há por ali peças a precisarem de substituição. E a direção atual e futura tem de parar para pensar, no sentido de se sentarem em torno duma mesa de reuniões e analisarem tudo bem e tomarem decisões. Mas também que sejam decisões bem aplicadas, não como quando se mudam jogadores por outros ainda menos capazes… assim como devem discernir no que deixam entrar no clube.. não só no futebol, entenda-se. Como é que hoquistas que o ano passado no F C Porto não davam meia e agora noutras equipas se esmeram e mostram serviço? Como é que outros, como andebolistas por exemplo, noutras equipas davam o litro e chegados ao Porto parece que desaprenderam? Como é que os basquetebolistas vão do oitenta ao oito, tanto fazendo um grande jogo em que ganham aos melhores e depois, quantas vezes, perdem com equipas de menor potencial?

Estávamos habituados a ganhar quase sempre, nos últimos vinte e tal anos, pelo menos, acostumados a ter muitos dos melhores desportistas e com bons resultados diretivos. Ultimamente tem sido o que se vê e sente. Mas é preciso levantar a cabeça e agir. Tal como tem de ser feita maior e melhor frente às jogadas de bastidores que outros clubes estão a fazer, com as atitudes já sem vergonha de Federações, Liga e Arbitragem.

Para a frente é que é o caminho. Sem falsas demagogias, mas também sem dissimulações. Cada coisa em seu lugar. E, se houver melhor trabalho de casa, como se diz, pode ser que daqui a algum tempo sejam outros clubes, diretores e adeptos a ficarem na mesma posição.

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Uma (boa) análise corajosa mas, nota-se, um pouco... cautelosa.

    Porque será?

    Algumas reflexões:

    Quando fala(escreve) "modalidades amadoras" só por lapso, não é verdade???

    O descontentamento (dos adeptos) é natural só que pena manifestado quando se não ganha no campo porque o "estado de coisas" (e como diz o outro, "sabe do que estamos a falar").

    Uma "revisão quase total" com os mesmos personagens? Só por brincadeira...

    A proposito das citadas diferencas de comportamento...

    Acabamos de assistir ao óquei; chamou-nos a atenção aforma irreverente (para sermos meigos...)como a companheira do nosso ex-atleta Pedro Moreira "viveu" todo o jogo junto à claque da Oliveirense, ao contrário do que sucedia aquando dos jogos das épocas passadas sentada nas cadeiras (quase) vips por debaixo dos camarotes; só esperamos que se um dia Pedro Moreira regressar ao FC Porto a senhora D Mariza Cruz pague o respectivo bilhete como nos pagamos o respectivo lugar anual. Estaremos atentos.

    Continue mas... sem medos.

    ResponderEliminar
  2. "Mas é preciso levantar a cabeça e agir. Tal como tem de ser feita maior e melhor frente às jogadas de bastidores que outros clubes estão a fazer, com as atitudes já sem vergonha de Federações, Liga e Arbitragem." Elementar, meu caro... Subscrevo e repito.

    ResponderEliminar