Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 10 de abril de 2016

Homenagem ao antigo guarda-redes Armando Silva, Glória do F C Porto



Numa apreciável iniciativa da Casa do Futebol Clube do Porto de Rio Tinto, realizou-se na tarde deste domingo a anunciada homenagem ao antigo guarda-redes Armando, senhor que defendeu as balizas do F C Porto e do Braga, especialmente, além de outros clubes. Ato justíssimo, que teve lugar no salão nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto, contando com muitos adeptos portistas e sócios da instituição organizadora, mais diversos convidados e aderentes.


Foi uma tarde de emoções, vendo-se caras conhecidas do universo dos apoiantes portistas, entre gente que se quis associar a esse justo preito ao sr. Armando Pereira da Silva, o “Armando do Porto”, guarda-redes também de tempos difíceis do futebol portista, que sentia bem o emblema que teve ao peito e continua a sentir o Portismo que nos corre nas veias.


Foi uma satisfação para o autor destas linhas poder rever o amigo sr. Armando e reparar como as gentes Portistas sabem ser gratas aos seus grandes defensores. Como ocorreu então, graças a essa justíssima realização da Casa do F C Porto de Rio Tinto, na primeira das homenagens que vai continuar a organizar regularmente a nomes Gratos do F C Porto. E as fotografias do evento, em que fiquei ao lado do amigo sr. Armando e seus familiares, ficarão para sempre no meu álbum pessoal (de fotos impressas, que continuo a guardar).

As imagens que se juntam ajudam a ilustrar a descrição da ocorrência, abrilhantada pelas presenças de pessoas queridas deste mundo portista. Com especial relevância para a presença da muita estimada D. Cecília Pedroto, esposa do saudoso Mestre Pedroto, que fez a entrega ao homenageado duma recordação do reconhecimento da Casa do F C Porto de Rio Tinto. Assim como a dissertação alusiva esteve bem na palavra de Paulo Bizarro, conhecido portista dos estudos da blogosfera, com a mesa composta ainda com entidades locais e anfitriões representantes da instituição responsável. De destaque, na sala estiveram presentes antigos craques do F C Porto, como Albertino, Eduardo Luís e Eurico, mais o antigo dirigente sr. Jorge Vieira, que foi o último chefe da secção de futebol do tempo em que Armando esteve como guarda-redes no F C Porto. Bem como conhecidos publicistas e artistas da imagem fotográfica, como os senhores José Lacerda e José Carlos Silva, o cantor Nelo Silva, etc.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Atletas com a estirpe do Armando merecem que os adeptos do FC do Porto se mostrem reconhecidos e os homenageiem como dedicados profissionais que foram ao serviço do nosso Clube.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar