Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

FC Porto conquista a Taça Ibérica de Basquetebol


O FC Porto conquistou esta terça-feira, dia 20 de setembro de 2016, a Taça Ibérica de Basquetebol, diante do Cáceres, após ter jogado a segunda mão em Espanha, onde conseguiu manter vantagem derivado ao resultado da primeira mão, do jogo disputado anteriormente no Porto. Tendo no segundo jogo o resultado sido favorável ao Cáceres por 86-76, cujo desfecho deu supremacia final ao FC Porto pela diferença ao resultado dos 92-74 do Porto. Ganhando assim o FC Porto por 8 pontos.

Sem que este triunfo seja algo muito importante, mesmo porque o Cáceres não é de primeiro plano do basquetebol do país vizinho, e contando então mais como preparação para a nova época, é contudo de assinalar.

Sabendo-se que o FC Porto na época passada conseguiu recuperar o título de Campeão Nacional de basquete e esperando-se que na próxima temporada seja mantido o nível a que o clube faz jus, tal facto é propício a fazer recordar outros tempos, como quando ainda havia disputa do campeonato regional, a nível associativo. Conforme se relembra no caso do Campeonato Regional ganho em Janeiro de 1970, tal como se pode ver pela imagem dos campeões portuenses desse tempo em que no FC Porto pontificava um célebre americano, ao tempo importante no desenvolvimento da modalidade no clube, chamado Jeffrey – nome que este ano volta a evoluir no escalão principal do FC Porto, com o Jeffrey Xavier, também de origem dos Estados Unidos da América mas naturalizado por Cabo Verde, de onde seus pais são naturais – o Jef Xavier, como é mais conhecido, internacional cabo-verdiano que vem rotulado de bom valor do basquetebol espanhol.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))) 

2 comentários:

  1. Do site do FCPorto

    Derrota frente ao Cáceres (86-76), em Espanha, não impediu o FC Porto de conquistar o troféu

    O FC Porto perdeu esta terça-feira diante do Cáceres (86-76), no Pavilhão Multiusos de Cáceres, em Espanha, mas a derrota não impediu os campeões nacionais de erguer a Taça Ibéria, disputada a duas mãos. No primeiro encontro entre as duas equipas, que ao mesmo tempo serviu de apresentação aos sócios portistas, os azuis e brancos triunfaram por 92-74, no Dragão Caixa, “cavando” uma diferença que acabou por se revelar decisiva para o desfecho do duplo embate.

    Neste reencontro em terras espanholas, os Dragões continuaram a fazer prevalecer o seu domínio durante os dois primeiros períodos e chegaram ao intervalo com quatro pontos de vantagem sobre o Cáceres (47-43), que reapareceu transfigurado após o descanso. Ainda assim, no terceiro período, o FC Porto manteve-se por cima no jogo e no marcador, entrando para os últimos dez minutos em vantagem (66-63). No derradeiro período, os Dragões claudicaram e permitiram ao Cáceres ganhar fôlego suficiente para vencer o jogo (86-76), mas não a Taça Ibérica.

    No coletivo portista, que acabou por não resistir aos 50 por cento dos espanhóis da linha de triplo (13/26), destaque para as prestações de Nick Washburn (18 pontos e 7 ressaltos), do regressado José Silva (16 pontos), de Sasa Borovnjak (14 pontos) e Brad Tinsley (11 pontos), os quatro Dragões mais inspirados ofensivamente.

    FICHA DE JOGO

    CÁCERES-FC PORTO, 86-76
    Taça Ibérica, 2.ª mão
    20 de setembro de 2016
    Pavilhão Multiusos de Cáceres, em Espanha

    Árbitros: Esperanza Mendoza e Alberto García

    CÁCERES: Sergio Pérez (17), Guillermo Corrales (8), Luis Parejo (7), Zyggimantas Riauka (16) e JC Fuller (12)
    Jogaram ainda: Edu Chacón, Miguel Ángel Rueda, Alberto Cano (4), Nikola Rakocevic (17), Ragnar Nathanaelsson, Carlos Toledo (2) e José Marco (3)
    Treinador: António Bohigas

    FC PORTO: Brad Tinsley (11), Pedro Bastos (6), José Silva (16), Nick Washburn (18) e Sasa Borovnjak (14)
    Jogaram ainda: Pedro Oliveira, André Bessa (3), João Grosso, Miguel Miranda (3), João Gallina (5), Ferrán Ventura e Miguel Queiroz
    Treinador: Moncho López

    Ao intervalo: 43-47
    Parciais: 26-24, 17-23, 20-19, 23-10

    ResponderEliminar
  2. Do jogo da 1ª mão - site do FC Porto

    PORTISTAS EM VANTAGEM NA TAÇA IBÉRICA

    Vitória por 92-74 sobre os espanhóis do Cáceres, em encontro que também serviu para apresentar a equipa aos sócios

    O FC Porto bateu os espanhóis do Cáceres, por 92-74, em encontro da primeira mão da Taça Ibérica, que serviu também para apresentar a formação azul e branca aos sócios. Este era, aliás, o único encontro caseiro da pré-época, que tem como grande objetivo a preparação para a eliminatória de acesso à Liga dos Campeões de basquetebol, frente aos lituanos do Juventus Utena (jogos a 27 e 29 de setembro). O encontro foi controlado pelos campeões nacionais, que cavaram uma vantagem de 11 pontos (24-13) logo no final do primeiro período e chegaram a ter 21 de vantagem no segundo.Em termos de pontos, destaque para o facto de seis jogadores portistas terem ultrapassado a dezena, com Jeff Xavier e Sasa Borovnjak a chegar aos 18.

    Os Dragões receberam o Cáceres, uma equipa da competitiva LEB Ouro, o segundo escalão de Espanha, sem Miguel Queiroz e José Silva, ao serviço da seleção portuguesa. Com um início muito forte, nomeadamente no jogo exterior – quatro triplos convertidos, por Nick Washburn, André Bessa (dois) e Jeff Xavier, em cinco tentativas –, o FC Porto agarrou o encontro, que dominou em quase todos os parâmetros, com exceção do jogo das tabelas, por ação das torres espanholas, nomeadamente Ragnar Nathanaelsson (2,18m).

    O intervalo chegou com 48-33 no marcador, mas, no último período, os espanhóis ensaiaram uma recuperação e chegaram a reduzir a desvantagem para 11 pontos. No entanto, os forasteiros não conseguiam mais do que dois ou três ataques consecutivos bem sucedidos e os Dragões voltaram a acelerar para construir uma vantagem final de 18 pontos para a segunda mão, marcada a semana, em Cáceres.

    No final do encontro, ao Porto Canal, Moncho López fez uma análise do jogo e do momento dos Dragões: “Gostei de algumas coisas, não tanto de outras. Foi interessante ver que se mantém um espírito solidário, procuramos muitas vantagens diferentes no ataque. Há momentos em que entendemos que podemos ser uma equipa que circula bem a bola e houve boas decisões de lançamento. Gostei menos do trabalho defensivo, acho que há muito a trabalhar nesse aspeto. O que vi hoje não garante que no dia 27 estejamos suficientemente bem para disputar uma eliminatória contra uma grande equipa”.

    FICHA DE JOGO

    FC PORTO-CÁCERES, 92-74
    Taça Ibérica, 1.ª mão
    13 de setembro de 2016
    Dragão Caixa, no Porto

    Árbitros: Nuno Monteiro, Paulo Marques e Nélson Guimarães

    FC PORTO: Brad Tinsley (14), Nick Washburn (12), Pedro Bastos (12), Jeff Xavier (18) e Sasa Borovnjak (18)
    Jogaram ainda: André Bessa (12), Ferrán Ventura, Pedro Oliveira, João Grosso, Miguel Miranda (5), João Gallina (1) e Diogo Araújo
    Treinador: Moncho López

    CÁCERES: Sergio Pérez (15), Guillermo Corrales (2), Nikola Rakocevic (10), Zyggimantas Riauka (13) e Carlos Toledo (6)
    Jogaram ainda: JC Fuller (10), Edu Chacón (3), Miguel Ángel Rueda, Alberto Cano, Luis Parejo (8) e Ragnar Nathanaelsson (7)
    Treinador: António Bohigas

    Ao intervalo: 48-33
    Parciais: 24-13, 24-20, 22-19, 22-22

    ResponderEliminar