Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

"Onofre Tavares-Rei do Sprint": Livro dum Ás dos Pedais português, nortenho e portista, em tempo de regresso vitorioso do ciclismo do FC Porto


Com efeito, no ano em que o FC Porto voltou a ter ciclismo, modalidade desportiva que tanta popularidade deu ao FC Porto em tempos de menor fulgor futebolístico, tendo os ciclistas do FC Porto levado as cores do clube azul e branco em destaque pelos idos anos das décadas de quarenta, cinquenta, sessenta e mais, foi reeditado um livro biográfico dum antigo valor do ciclismo portista, o famoso “Rei do Sprint” Onofre Tavares. Um livro que há muito estava esgotado e pela procura que ainda provocava aparecia por vezes apenas a preços elevados.



Ora, o livro de Onofre Tavares republicado, entretanto apresentado ao público no museu do ciclismo, nas Caldas, está agora à disposição pública também na Feira do Livro do Porto.

É assim com apreço que partilhamos tal notícia, da presença do mesmo livro na tradicional Feira do Livro do Porto, a decorrer nos hs hjardins do palqriodo do ciclismo do FC Portojardins do Palácio de Cristal, no pavilhão da respetiva editora, Bubok Portugal. 

Estando agendado para o próximo sábado, pelas 16 horas, um encontro no correspondente stand com o mesmo antigo ídolo do ciclismo portista, que vai estar presente juntamente com Eduardo Lopes, mentor da mesma reedição.

Na atualidade vitoriosa do ciclismo no reino do clube Dragão, que bem poderia também dar um livro a historiar as façanhas da época, recordamos a supremacia retomada no mundo das bicicletas de corrida com um texto do número mais recente da revista Dragões – na calha da existência do referido livro, merecedor de constar nas bibliotecas portistas.


((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))


Armando Pinto

1 comentário:

  1. Onofre Tavares foi um sprinter notavel. Deu muitas alegrias aos portistas pelas vitorias que alcancou nas duas rodas. E bom voltar a ouvir falar dele ainda que em livro.

    DRAGAO, SEMPRE!

    ResponderEliminar