Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A propósito da época das festas anuais pelo país: Curiosidades de outros tempos…


Estamos em período fecundo de festas tradicionais portuguesas, com a realização de festividades populares de cunho nacional, profusamente distribuídas pelo território português. Sendo por esta altura do ano que, durante alguns dias, se realizam as conhecidas festas de Lamego, terra de Pedroto, a cujos festejos da romaria de Nossa Senhora dos Remédios até por estes dias têm sido dedicados programas no Porto Canal, entre programação dos quentes dias de verão, calha a preceito recordar uma visita da equipa principal do FC Porto a essa região vinhateira do país, corria o primeiro ano dos inícios da década de cinquenta – como se pode ver por reportagem coeva da antiga revista Stadium, em seu número de 5 de Setembro de 1951. Em cujo conteúdo se notam curiosidades relacionadas com condicionantes editoriais por esse tempo da política situacionista, em que até as deslocações de clubes precisavam de autorizações superiores. E o mais que se recorda neste registo historiador.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))) 

2 comentários:

  1. Tambem para deslocacoes ao estrangeiro o FC do Porto teve que ser autorizado.

    DRAGAO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Também a terra onde nasci. Ia fazer 2 anos quando esta partida se efectuou. Piada, essa de ter autorização para se deslocar do Porto até Lamego ...
    Obrigado por mais esta recordação.

    ResponderEliminar