Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Em Dia da Mulher - Olhar Portista sobre mulheres no FC Porto


Sendo o dia 8 de Março considerado Dia da Mulher, numa data em que o nome mulher costuma ser mais aflorado, é justo que neste mesmo dia se toque no tema relacionado com mulheres, vertendo ao caso portista, porque às mulheres só se deve tocar com flores, no sentido puro da sensibilidade relacionada.  


Assim, neste dia escrevemos sobre tema dedicado às mulheres de afinidade portista, tomando o todo pela parte, através de alguns exemplos, entre muitos possíveis.


Como desde que o Futebol Clube do Porto existe, sempre houve mulheres na vida portista (pese no começo a esposa do fundador ter contribuído para o afastamento precoce de Nicolau d’Almeida e consequente inatividade temporária do clube), volvemos olhos de atenção pelas pioneiras da vivência clubista, deixando entreabertas algumas janelas da memória, a começar na assistência a organizações e jogos de antanho já com a presença feminina deveras significativa, passando pela ativa participação da irmã do refundador José Monteiro da Costa na prática duma das antigas modalidades, até ao desempenho senhoril de gentis senhoras em atos oficiais, mais alguns exemplos de atletas de tempos idos e outras de eras mais contemporâneas. Atingindo apogeu expositor com alguns exemplos recentes de portistas que são exemplares na convivência entre adeptos, e outras de conhecidas fisionomias no apoio a tudo o que seja modalidades do FC Porto.  


Ficam as imagens, em sequência de fotos condizentes, contando nos casos mais antigos com as respetivas legendas, enquanto as mais recentes nem necessitam de legendagem explicativa, como gente conhecida que é da família portista - sendo o clube grande, mas pequeno o mundo. E mesmo quando nem se conhecer pessoalmente, entre quem se vê mutuamente de cachecol azul e branco, basta reconhecer a paixão portista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Não conheço os pormenores mas é certo ter havido relacionamento (amoroso) entre um vice presidente do FC do Porto e Florbela Espanca no tempo em que viveu em Matosinhos.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. O Museu FC Porto associa-se ao Dia Internacional da Mulher, que se celebra esta quarta-feira, oferecendo ao público feminino uma redução de 50 por cento no preço de bilhetes Tour Museu e Tour Museu e Estádio.
    Independentemente da idade, naquele dia especial as mulheres irão usufruir desta campanha no horário destinadas às visitas ao Museu e Estádio, entre as 10 e 19 horas.

    ResponderEliminar