Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 9 de março de 2017

FC Porto-Reus com atraente história hoquista


Há aquela máxima algo conhecida de dizer que se adora “este desporto”, como os americanos dizem do basquetebol ou do chamado futebol americano e grande parte do mundo, por assim dizer, do futebol jogado com os pés, conforme o próprio nome original. Mas especialmente, sem falsidade, no caso pessoal, aqui na casa gostamos essencialmente do FC Porto, e se o FC Porto deixasse de existir, eu deixava de me interessar pelo desporto de competição. Pondo a questão no ponto do impensável, é certo, mas como ainda por estes dias houve o incrível da Liga Portuguesa de Futebol profissional ter ineditamente feito e entregado um trofeu não oficial único, que não pensa repetir, pago por todos os clubes, com o dinheiro que recebe dos clubes, para obsequiar o clube do regime – por ter vencido 3 campeonatos seguidos em Portugal, quando o FC Porto e o Sporting já venceram 4 (quatro), fazendo o Tetra, e mais, o FC Porto até já foi Penta, tendo sido até agora o único clube vencedor de 5 (cinco) campeonatos a eito…

Ora, gostando do futebol do FC Poto, também, entre as modalidades desportivas praticadas no FC Porto, tenho especial predileção pelo hóquei em patins.


Serve isto como introito para adiantar que o hóquei em patins é a segunda modalidade que mais aprecio, a seguir ao futebol evidentemente. Assim como sempre gostei muito de ciclismo, quando o FC Porto tem equipa com ciclistas a dar ao pedal, envergando equipamento portista. E depois de tudo o mais que seja FC Porto. Pensando por minha cabeça e com o coração a pulsar pelo que me desperta paixão desportiva.


Assim sendo, a chegada de mais um importante jogo europeu do hóquei patinado portista é bom pretexto para recordar o primeiro grande jogo de hóquei em patins que o FC Porto disputou no ano de estreia nas provas europeias da modalidade. A propósito do acervo histórico dos confrontos do FC Porto com a famosa equipa espanhola do Réus. Por ser o mesmo Reus o próximo adversário do FC Porto, no duelo FC Porto Fidelidade-Reus Deportiu, em disputa dos quartos de final da "CERH Euroleague", a contar para a 1.ª Mão desta fase da Liga Europeia dos Campeões, em jogo no Dragão Caixa.


Efetivamente o FC Porto recebe os espanhóis do Reus este sábado, em mais um confronto entre as duas equipas representativas de dois dos grandes clubes do hóquei ibérico, europeu e mundial. Sendo esta a 12ª vez oficial que as duas equipas se encontram em jogos oficiais (além de alguns outros encontros, sobretudo em torneios particulares). Tendo a primeira oportunidade surgido em 1969/70, então a contar para a meias-finais da Taça dos Campeões Europeus e as seguintes em 2001/02, 2004/05 e 2006/07 para a fase de grupos da correspondente e sucessora Liga Europeia, enquanto em 2005/06 foi na Final Four (a quatro), num jogo só das meias-finais, e a última vez, até agora, em 2012/13 também nos quartos de final da fase de grupos da mesma competição europeia. Em cujo pecúlio constam por ora 8 vitórias do FC Porto e 3 do Reus, sendo que o FC Porto apenas não seguiu em frente uma vez, por sinal na eliminatória que disputaram  no primeiro confronto a duas mãos (embora tendo vencido o primeiro jogo em casa, perdendo porém  em Espanha depois por maior diferença de golos), tendo seguidamente o FC Porto "passado" sempre que se voltaram a encontrar, ao levar a melhor no confronto entre ambos, suplantando a soma de golos nas outras cinco épocas em que mediram forças empunhando aléus.


Chegada esta ocasião e diante do panorama interessante do percurso histórico, apraz registar o primeiro jogo que houve oficialmente entre os dois conjuntos em apreço: fixando a vitória obtida logo à primeira, ao correr da época de 1969/70, já em pleno Verão de 1970, na noite calorenta dum sábado de Julho. Deixando  ver aqui, para efeitos de recordação, o que o jornal O Porto registou em reportagem com que deu conta do então belo triunfo da equipa orientada por Alexandre Magalhães - que largara os patins pouco antes de dirigir a equipa portista a partir desse jogo, substituindo Laurentino Soares, como técnico. E com esse antigo companheiro mais velho já como treinador, Cristiano, Ricardo, Fernandes, Leite, Hernâni, Brito, Castro e Júlio deram um recital de hóquei que fez rejubilar a assistência presente no pavilhão portuense do Infante e também quem seguiu o jogo através do relato radiofónico dos Emissores do Norte  Reunidos…


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. O Zé Fernandes não ficou nas foto das duas equipas e o Armando fez-lhe o jeito de publicar a da equipa dessa ocasião para ele também ficar em algum lado. Gostei.

    ResponderEliminar
  2. fcporto - reusdeportiu oficial, sábado 1• mão dos Quartos-de-Final da Liga Europeia, sonhamos em ter um Dragão Caixa cheio para nos empurrarem para uma grande vitória porque nós tudo iremos fazer para vencer. Só baixaremos a cabeça para beijar o símbolo
    Transmissão também no Porto Canal, as 18:30

    ResponderEliminar