Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de maio de 2017

Fim de linha no horizonte Portista…?!


Terminou a época futebolística do escalão sénior do FC Porto, com o fim do campeonato da Liga portuguesa. Terminada efetivamente a época de competição oficial ao maior nível, pode-se agora dizer abertamente que é tempo de mudanças profundas e decisivas na vida do futebol do FC Porto, entre outros aspetos. Deixando aqui nossa ideia principal: sabendo-se que o treinador principal ainda tem mais tempo de contrato, mas como já não tem condições de continuar, se realmente sente o Porto, como queria dizer com a frase que lhe ficou associada, então que ponha o seu lugar à disposição…  

De qualquer forma, o FC Porto tem de mudar de treinador, a bem ou a mal, para bem do FC Porto; e tudo o mais tem de levar grande volta, para que se não repitam erros do passado. Desde haver maior atenção aos bastidores, para os do clube do regime não poderem andar tão à vontade a fazer as coisas por trás, e possa voltar a haver justiça desportiva, bem como internamente exista outra visão e sejam tomadas decisões consentâneas.

Em vez de gente vip que só aparece por convite em tempo de festas, há que contar com os apoiantes sempre, fazendo regressar a mística de tempos ainda não muito distantes.  

Agora que voou tudo o que já é passado, mas tem de servir de lição para o futuro, já não se pode estar com panos quentes, a amenizar feridas e dores. Enquanto durou a competição, aqui o autor destas linhas não criticou este treinador, como outros anteriores em circunstâncias passadas, porque as mudanças durante as épocas nunca deram bons resultados e quando há contestação pública quem beneficia são os adversários. Agora há que tomar medidas para alterar a situação, o futuro tem de começar já, de modo a que estas derrotas recentes sejam mães de vitórias próximas.

Que este período negro das atividades portistas, à imagem de cores de equipamentos alternativos tristes, esteja em fim de linha, é o que se fica a desejar. De modo que a vida do clube azul e branco, em tudo, tome depressa novo rumo. Com acrescento às restantes equipas e setores do clube, quer da formação do futebol, como das diversas modalidades.

Armando Pinto

6 comentários:

  1. Completamente de acordo. Somente não com comentários como o que li no facebook de alguém que se dizia portista mas NÃO DAVA DINHEIRO PARA O FUTEBOL. Esse e outros desses, que pensam que os outros fazem mal, não têm qualquer razão para virem falar de futebol. Se não vão ao futebol que é que querem? No F. C. Porto tem de se estar completamente em sintonia com o que é e deve ser o clube, senão vão ver folclore ou outras cantigas.

    ResponderEliminar
  2. Porque veio NES é a grande questão. Não fazia parte dos dez preferidos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. No Porto muita coisa tem de mudar. Porque raio neste jogo, quando o Moreirense tem camisola com quadrados verdes, porque é que o Porto não usou o equipamento azul branco e teve de jogar de escuro, quase preto, preto à vista das pessoas. Como em Alvalade com o Sporting às riscas verdes, o Porto jogou de amarelo. Andam na estruturta do Porto de certeza pessoas que não são portistas, só pode. É como no equipamento principal a desculpa de terem de vender camisolas não pega, poucos são os que compram todos os anos e por isso se vê nos campos gente com camisolas de há vinte e trinta anos atrás misturadas com algumas das dos anos recentes. Com isso tudo ajuda ao Porto perder mística. Pinto da Costa tem de tornar a ser como antes.

    ResponderEliminar
  4. Fonte oficiosa diz que o NES vai embora, que vai ser substituído. Não se sabe é como, se ele exige pagamento do tempo restante do contrato e quando chegam a acordo. Por mim a ter de se lhe pagar punham-no a ajudar em qualquer coisa fora da equipa, mas a ele ter de trabalhar, já que quer cumprir tempo de contrato. Porém de vejam bem quem contratam, não pode ser um qualquer, como o NES, o Lopetegui, o Paulo Fonseca,etc.

    ResponderEliminar
  5. Correm noticias de boca que Pedro Martins e Pedro Emanuel estão na agenda de reserva, dizem outros que eles estão comprometidos com os seus clubes. Vai ser mais uma semana de é e não é, mas o clube tem de ter decisão rápida e certa, para haver tempo de formar boa equipa e planear tudo bem. Sei que o amigo não tem contactos diretos com a direção e mais a Sad, mas logo que saiba escreva mais um dos seus brilhantes artigos, para nós que estamos longe também sabermos. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. O Nuno mostrava ter medo de falar, era medroso talvez para não hipotecar a carreira e olhar o futuro, vendo-se que baixava os olhos e falava para o lado como que a pedir desculpa. Não tem discurso forte. O Porto precisa dum treinador polémico, que faça frente ao sistema, sem medo, sabendo-se que atualmente a equipa dirigente de Pinto da Costa é de gente acomodada, salvo um ou outro. Como diz e bem neste post, o Porto precisa duma grande volta, em muitos parametros.

    ResponderEliminar