Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

RAÚL ALARCÓN do FC PORTO: grande vencedor da prestigiada prova internacional VOLTA ÀS ASTÚRIAS, em Espanha !


Um ciclista representante duma equipa portuguesa de ciclismo vence em Espanha - como é o caso de Raúl Alarcón, ciclista espanhol do FC Porto, que terminou em primeiro da classificação geral individual da prestigiada Volta às Astúrias. Tendo este valoroso ciclista da W52-FC Porto-Mestre da Cor brilhado na prova espanhola, marcada pela queda de chuva e neve, ao longo de três dias.


Depois de dois segundos lugares nas duas primeiras etapas, passando a envergar a camisola de primeiro classificado à partida para a terceira e última tirada, Raúl Alarcón resistiu a tudo, inclusive a muita neve, e foi o grande vencedor da Volta às Astúrias 2017, assinando o primeiro triunfo individual do FC Porto numa prova internacional desde que o clube azul e branco regressou de bicicleta às estradas. Tendo na última etapa superado tudo e todos, sendo mesmo o mais rápido na terceira e última etapa, que ligou Cangas del Narcea e Oviedo (Uría), num total de 120 quilómetros.


A vitória na derradeira etapa permitiu a Raúl Alarcón conservar a camisola azul, símbolo da liderança, e superar toda a concorrência, na qual se destacou o colombiano Nairo Quintana, conhecidíssimo ídolo do ciclismo internacional e chefe de fila da equipa Movistar, um dos melhores ciclistas do Mundo e que era segundo da geral, a sete segundos, o qual na etapa foi quinto a 15 segundos, terminando a prova na segunda posição a mais de 30 segundos de distância do portista, mais precisamente 32... Ao passo que o espanhol Oscar Sevilla, da Medellín-Inder, fechou o pódio da edição de 2017 da Volta às Astúrias. De permeio com a curiosidade de no 'top 10' da etapa, além do portista vencedor individual, Alarcón, estarem integrados ainda o português Ricardo Mestre, também do W52-FC Porto, e por fim o espanhol Alejandro Marque, do Sporting-Tavira. Com realce maior para o facto da equipa azul e branca haver colocado 3 atletas dragões no ‘Top10’ da classificação Geral final.


No que diz respeito aos outros ciclistas da W52-FC Porto-Mestre da Cor que competiram nesta prova, além de Ricardo Mestre, que terminou na sétima posição, seguiu-se Joaquim Silva em nono e António Carvalho como vigésimo classificado, mais os restantes (conforme classificação indicada no final desta crónica).


Alarcón havia feito o 2º lugar no primeiro dia de corrida, disputada no sábado deste fim de semana prolongado, sendo então segundo classificado na etapa inaugural da Volta às Astúrias, ao ter cortado a meta a 22 segundos do colombiano Alfonso Roldan, da Medellin.


Ao segundo dia de prova, no domingo, Raúl Alarcón fez chegar à meta a camisola do W52-FC Porto novamente na segunda posição, após repetir o segundo lugar na etapa, essa vencida então pelo colombiano Nairo Quintana, da Movistar. Numa tirada com final em contagem de montanha de primeira categoria, tendo Alarcón chegado ao Alto de El Acebo juntamente com Quintana, vencedor da Volta a Espanha de 2016, ambos com 31 segundos de avanço para o terceiro, Fernando Barceló, da Seleção de Espanha, passando o portista a envergar a camisola de líder da mesma Volta, perante desfecho em cuja classificação geral Alarcón tinha sete segundos de vantagem sobre Quintana e 50 em relação ao terceiro.


Vantagem aquela que o ciclista do FC Porto conseguiu aumentar no encerramento, ao terceiro dia, já em plena segunda-feira Dia do Trabalhador, na ligação de 120 quilómetros entre Cangas del Narcea e Oviedo, dificultada ainda por uma subida de segunda categoria a cerca de 10 quilómetros do final, ponto onde se esperava que os adversários poderiam tentar atacar a liderança de Alarcón, mas afinal a valia de Raúl Alarcón finalmente veio acima. Do grupo que passou na frente do último Prémio de Montanha Raúl atacou forte na parte finasl da subida, mantendo depois o avanço agariado na descida e assim conseguiu isolar-se do quinteto onde vinha. Esse ataque surpreendeu a concorrência e fez com que chegasse isolado, 7 segundos à frente de Oscar Sevilla (Med) e João Benta (Boavista).


Em suma, para que conste e perdure na história, o espanhol Raúl Alarcón, ao serviço da W52-FC Porto, conquistou esta segunda-feira 1 de maio de 2017 a vitória final na Volta às Astúrias, terminada em Oviedo. Alarcón, que partira para a última etapa já como líder da classificação geral, venceu mesmo a última tirada da prova, chegando isolado com o tempo de 2.48,12 horas. Enquanto nas contas finais o colombiano Nairo Quintana (Movistar) terminou na segunda posição, a 32 segundos de Alarcón.


A W52 – FC Porto – Mestre da Cor venceu também o prémio colectivo, da classificação Geral por Equipas com 1 minuto e 29 segundos de vantagem sobre a Movistar; e Raúl Alarcón igualmente triunfou no prémio Regularidade.


Geral da Etapa:

1º - Raúl Alárcon
8º - Ricardo  Mestre +40s
14º - António Carvalho +40s
17º - Joaquim Silva +40s
87º - João Rodrigues +6:55
88º - Juan Perez Martin +6:55
90º - Gustavo Veloso +7:12
122º - Jacoco Ucha +10:24

Geral Individual Final:

1º - Raúl Alarcón – 12h 20m 42s
7º - Ricardo Mestre +1:50
9º - Joaquim Silva +2:17
20º - António Carvalho +4:20
62º - João Rodrigues +18:57
76º - Juan Perez Martin +23:58
114º - Gustavo Veloso +36:11
115º - Jacobo Ucha +36:12


Geral por Equipas: 1º - W52 – FC Porto – Mestre da Cor

Geral da Montanha: 2º - Raúl Alarcón

Geral da Regularidade: 1º - Raúl Alarcón


No regresso a Portugal e ao chegar à cidade do Porto seguiu-se a tradicional entrega de recordações alusivas no museu do clube, com a deposição do trofeu da vitória coletiva e a camisola do vencedor individual na exposição permanente do Museu FC Porto by BMG - conforme com muito gosto aqui se regista em imagem correspondente à respetiva cerimónia.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário