Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Taça de Valência, de encontro entre campeões da Península Ibérica, na primeira vitória dum clube português em Espanha, em 1947



Ecoando ainda na memória dos tempos andava na transmissão popular a grandiosa vitória sobre o Bétis de Espanha, em 1935, que dera honra de triunfo na primeira Taça Ibérica, quando, após interregno motivado pelas vicissitudes da Segunda Grande Guerra mundial, se voltaram a encontrar em jogo de futebol as primeiras equipas dos campeões dos dois países ibéricos. Havendo então, em 1947, havido jogo entre os campeões respetivos, dessa vez em Espanha, tendo o FC Porto se deslocado expressamente para jogar com o Valência, em território espanhol. Voltando o campeão português a triunfar, dessa vez por 1-0, com golo do então avançado portista Virgílio, estreante a nível internacional na ocasião e que mais tarde se viria a destacar como defesa de grande porte, como evoca o epíteto de “Leão de Génova “ ganho em soberba exibição em Itália, volvidos tempos, na defesa da seleção portuguesa.

= Instantâneo do ato protocolar da troca de recordações. Sendo a imagem legendada na História do FC Porto, por Rodrigues Teles, assim: « Em 1947, era o Valência campeão da I Liga de Espanha. A nossa equipa deslocou-se ao país vizinho onde, em tarde brilhantíssima, venceu por 1-0 o categorizado clube espanhol. Fôra, até aquele ano, o F. C. do Porto o primeiro grupo português que conquistou, além-fronteiras, uma victória em prélios com clubes de Espanha. Nesta fotografia vemos Victor Guilhar, capitão da nossa equipa, oferecendo uma caravela ao capitão do Valência, que este retribuiu entregando o galhardete do seu clube. Um acto tradicional que é sempre rodeado dum ambiente de simpatia e fidalga cordialidade.»

Como reflexo histórico dessa façanha, evocamos desta feita essa estrondosa vitória, em Outubro de 1947, juntando excertos de reportagem constante num dos volumes da História do FC Porto, escrita por Rodrigues Teles – mostrando imagens e página inteira alusiva, da qual para melhor leitura se juntam retalhos separados:

= Imagem da página e do momento dos festejos pelo golo obtido, com Virgílio efusivamente vitoriado =


Como exemplo do que sempre foi o tratamento da imprensa nacional para com o FC Porto, pode-se reparar nuns quadros com que nas duas semanas seguintes e números sucessivos a ocorrência mereceu, apenas, leves referências na revista lisboeta Stadium, em seus números de 22 e 29 de outubro, em 1947.


Ainda no mesmo seguimento, como complemento, no sentido de melhor ficar a narrativa completa, anexa-se também, de seguida, um apontamento memorial publicado no antigo jornal O Porto, num artigo do então colaborador Custódio Castro, em ilustração à posteridade.


Por fim, ao jeito de acrescento apropriado, calha a preceito recordar uma parte duma entrevista de Virgílio, então ainda jovem futebolista em ascensão no FC Porto, publicada já depois também na revista Stadium, no ano imediato, como mostra de curiosidades relacionadas.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário