Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

FC Porto-Vitória de Setúbal na Taça de Portugal: Algo histórico


O FC Porto assegurou, este domingo, a passagem para os oitavos de final da Taça de Portugal desta época de 2019/2020, depois de ter batido o Vitória de Setúbal por 4-0, em encontro referente à quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.

FC Porto 4-0 Vitória FC

Mbemba aos 35 minutos de jogo, Fábio Silva aos 42’, Jubal (na própria baliza) aos 56', e Marega aos 59', foram os autores dos golos na goleada dos dragões. E mais alguns remates foram aos postes e trave da baliza, ficando na retina os potentes remates de Loum e Nakajima.


A equipa treinada por Sérgio Conceição manteve assim as aspirações na competição após a paragem para os compromissos das seleções.

Enquanto e após isto, o FC Porto manteve também a bitola de bater o Vitória sadino em encontros disputados na cidade do Porto a contar para a Taça de Portugal. Tanto que ficaram a ser, em 8 Jogos em casa com o Vitória FC para a Taça de Portugal, 6 vitórias e 1 empate, através de 28 golos marcados e 9 sofridos.

Isso além de outras oportunidades entretanto havidas, sobressaindo terem-se já encontrado por duas vezes na final.


Então, o FC Porto e o Vitória FC já se defrontaram duas vezes na final da Taça de Portugal. E em ambas o FC Porto venceu, na chamada festa do futebol, no estádio do Jamor em Oeiras. Primeiro por 2-1 em 1967/68, com golos de Valdemar e Nóbrega; e depois por 1-0 em 2005/06, com um golo de Adriano.


Dessas duas finais recordam-se essas jornadas festivas, com maior ênfase para a primeira, disputada em junho de 1968, juntando imagens da revista oficial da final, quer da capa como do interior em dupla página, mais a foto do plantel com a maioria dos jogadores utilizados ao longo da época de 1967/68. E das duas as respetivas fichas e curiosidades, por meio de páginas da revista Dragões.

= Plantel de 1967/1968 = 
Da final de 1968:


 E da de 2006: 


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário