Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 23 de novembro de 2019

Os primeiros Dragões de Honra


Depois de ter sido instituído em 1985, quando na presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa o Conselho Cultural do FC Porto tinha supervisão de Alexandre José Magalhães, então vice-presidente da Direção, e quando o trofeu já detinha feição aprovada, tal galardão Dragão de Ouro teve os primeiros galardoados em 1986. Em cerimónia decorrida na cidade do Porto, no Hotel Infante de Sagres.


Desse acontecimento consta a respetiva memória descritiva em reportagem do jornal O Porto, que então ainda existia (embora já com a revista Dragões a ganhar espaço para a substituição que se verificou depois). Dando conta, em edição especial de 5 de fevereiro, do que se passou então a 17 de janeiro. Enquanto na revista houve posterior reportagem, na edição de fevereiro, também


Entre os primeiros vencedores, além naturalmente do Presidente Pinto da Costa, lá estava também naturalmente o goleador Bota de Ouro Fernando Gomes, o treinador Artur Jorge, o hoquista Cristiano, as atletas Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro, o senhor Armando Plácido (a título póstumo), o nadador Rui Borges, o seccionista Antero Rebelo, o dirigente Válter Morais e o médico Dr. Espregueira Mendes como sócios do ano, e o Varzim como filial, conforme se pode ver e relembrar nas imagens e pela reportagem do ao tempo jornal oficial do clube. 


Agora e a propósito da recente entrega dos Dragões de Ouro de 2019 na gala decorrida também na cidade do Porto, desta feita no Super Bock Arena/Pavilhão Rosa Mota, recordamos o início dessa outorga de reconhecimento aos que se vão salientando no seio do FC Porto e têm escolha de quem dirige o clube e o extensivo Conselho Cultural.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário