Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 30 de novembro de 2019

Jantar comemorativo do cinquentenário da vitória portista no Campeonato Metropolitano de 1969


No próprio dia da passagem de 50 anos da conquista do título de Campeões Metropolitanos, em 1969, realiza-se este sábado, 30 de novembro de 2019, um encontro de antigos hoquistas do FC Porto para celebrarem o cinquentenário da vitoriosa campanha do Campeonato Metropolitano, culminada no último jogo em Lisboa com o Paço de Arcos, na noite da véspera do feriado 1º de Dezembro, em 1969.


Decorre este evento por iniciativa e organização de alguns dos campeões metropolitanos, com a aderência dos restantes que poderão marcar presença, juntando os que participaram desde a fase de apuramento até à fase final, mais alguns convidados que tiveram alguma relação correspondente. Sendo esse encontro à mesa apenas de jogadores, dos hoquistas do FC Porto daquele tempo.


Assim, estão confirmados para o evento (30 / 11 / 2019):

Participantes

Hoquistas campeões - Cristiano, Alexandre Magalhães, Joaquim Leite, Brito, Castro, Hernâni, Rui Caetano, Sobral, Joel, Graça, Orlando e Júlio.
(Não participam, por impossibilidade de motivo pessoal, Luís Caetano; e Segadães, incontactável.)

Convidados – Valentim, Fernando Barbot e Zé Fernandes.
(Valentim porque foi anteriormente hoquista do FC Porto, apenas não tendo feito parte do plantel na época de 1969 por haver sido transferido, para o Académico, envolvido que foi, junto com o já falecido guarda-redes Branco, na troca acontecida para a vinda e regresso de Brito para o FC Porto. Também Fernando Barbot porque era no FC Porto o capitão da equipa júnior desse tempo, além de ter sido colega de seleção dos da equipa de seniores que no mesmo ano foram campeões no Europeu de juniores em Vigo, na Galiza. E José Fernandes por igualmente ter sido, junto com Cristiano, Castro e Barbot, campeão europeu júnior em 1969; acrescendo na época seguinte ter ingressado no FC Porto. Com a particularidade de Fernandes haver participado no Metropolitano de 1969 como jogador da CUF, equipa que fez com que o campeonato durasse mesmo até ao fim, por na penúltima jornada ter conseguido a única derrota do FC Porto, de modo que a vitória portista no jogo final foi decisiva diante do Paço de Arcos para a atribuição do 1º lugar.)


O acontecimento naturalmente terá reunião festiva à mesa, como é da praxe, mas antes da refeição será celebrada uma Missa por alma de José Ricardo, pelas 19 horas, na Capela do Santuário Coração de Maria, em Pedroso / Carvalhos – Gaia. Por, dos hoquistas intervenientes no acontecimento de 1969, Ricardo entretanto já haver desaparecido do número dos vivos fisicamente, mas continuando, como estará então, presente na recordação de todos.

Por fim terá lugar o Jantar Comemorativo, no Restaurante Mário Luso, nos Carvalhos (onde houve um anterior encontro de hoquistas).


Como, e muito bem, o evento é apenas para os antigos jogadores, depois através dos mesmos haverá motivos de reportagem, por meio de imagens fotográficas que os convivas naturalmente farão chegar ao autor destas linhas escritas com grande apreço.

Fica assim prometido, desde já, aqui dar-se à posteriori uma devida ilustração fotográfica, pelo menos, de tão significativa ocorrência de algo importante na história do FC Porto, bem como dos próprios atletas e mais elementos da secção, além dos apoiantes portistas. Tendo sido esse feito, da conquista do Campeonato Metropolitano, em 1969 o primeiro grande cometimento de âmbito nacional da história do Hóquei em Patins do FC Porto.

Armando Pinto

1 comentário:

  1. Sobre um comentário entrado aqui, mas que não foi possível publicar: Peço se p.f. o pode repetir, pois por algum motivo quando o ia a publicar ele desapareceu, por algum erro informático. Penso que não estava assinado e só consegui ler que dava parabéns, mas não pude ler mais sequer. Obrigado.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar