Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Hóquei em Patins do FC Porto de há 50 anos: Vitória no “Regional”, em Advento do “Metropolitano”


Estava-se em 1969. O hóquei em patins portista ia crescendo a olhos vistos. Contudo se a nível nacional até ali havia alguma diferença ainda, já a nível regional, no âmbito da área associativa portuense e nortenha, já ombreava com as equipas até então favoritas. Mas, após ter chegado ao hóquei muito depois de quase todos os outros, passando o FC Porto a competir regularmente a partir de 1955/56, tendo logo sido campeão da 2ª divisão regional e ascendido à 1ª divisão de imediato, e havendo conseguido conquistar o Campeonato Regional em 1959/1960, passaram-se anos sem ter voltado a chegar-se ao lugar cimeiro da prova maior da Associação de Patinagem do Porto. Até que finalmente em 1969 isso foi alcançado, finalmente, quase uma década depois.


Como tal, em ilustração histórica, junta-se composição de recortes ao tempo retirados do jornal O Porto e colados em página do arquivo pessoal do autor destas recordações. Com as formações dos campeões anteriores e dos sucessores, quase dez anos depois. 
(Na colagem, onde se lê acima é ao lado, sendo a equipa de 1969 a da gravura mais pequena.)


Assim sendo, esse título Regional foi, pois, como que o advento da obtenção do título de vencedor do Campeonato Metropolitano, que se seguiu.

Estando-se assim em tempo comemorativo da conquista desse título de Campeão Metropolitano obtido pelo FC Porto no final de novembro de 1969, há que recordar o título Regional antecedente. Tendo sido através da disputa desse Campeonato que seguiram em frente os representantes nortenhos para medir forças com os do sul no campeonato da Metrópole de Portugal. Havendo assim sido apurados para a disputa do Metropolitano o Campeão Regional, FC Porto, e o vice-campeão, Carvalhos.


A equipa do FC Porto era composta por um grupo coeso de hoquistas, contando com a experiência de Alexandre Magalhães e Joaquim Leite, o valor crescente de Cristiano, mais valias de Ricardo, Hernâni, Castro e Brito. Tendo durante essa prova do Regional também feito parte do plantel como reforços Joel, Rui e Luís Caetano, além de Júlio e mais um ou outro utilizado episodicamente (nos apontamentos tenho anotado um outro, Mário, do qual agora passados estes anos todos já não me lembro nada mais).


Estava-se então em 1969. Passaram-se já 50 anos. E naquele tempo, aproximava-se a fase final do Metropolitano, que o FC Porto conquistaria depois já em pleno tempo de aproximação também à chegada do tempo natalício, qual estrela a reluzir no horizonte. Sendo como tal esse Regional que levou a ter o Metropolitano à vista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário