Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 3 de novembro de 2019

Fernando Gomes, o Bibota do FC Porto, aplaudido no Dragão ao minuto nove, o número da sua histórica camisola!


Minuto 9  👏 Minuto de aplausos
💪 A mensagem de força dos adeptos para Fernando Gomes

Através do facebook, especialmente, mas também por outros meios das redes sociais da internet, gerou-se uma onda de partilha duma mensagem para homenagear Fernando Gomes, ao minuto 9 do jogo FC Porto-Aves, por parte do público presente nas bancadas do Dragão em plena noite do primeiro domingo de novembro.

(«O Eterno 9...aos 9 minutos de jogo... todos de pé.
-No primeiro PORTO-AVES nas ANTAS, em 1986, ele decidiu com dois golos. Hoje no DRAGÃO o PORTO-AVES é o histórico jogo TRÊS MIL. Que melhor momento para que aos "9" MINUTOS o MAR AZUL e toda a nação Portista lhe tribute, com todos de pé, a maior OVAÇÃO da sua vida.
Vamos a isso, Viva o BI-BOTA Fernando Gomes, VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!»)

E a grande mola humana ali presente aplaudiu, precisamente à passagem do nono minuto deste encontro, durante um minuto, de pé. Assim como quem não pôde marcar presença também viveu em espírito totalmente esse momento enternecedor. Porque Fernando Gomes, o Bibota, é alguém especial no afeto dos que sentem tudo e quanto é ser portista.


Com efeito, o F. C. Porto-Aves deste domingo, dia 3 de novembro, foi marcado ao minuto 9 por tal homenagem à histórica lenda portista Fernando Gomes, o "Bibota", como é conhecido desde que ganhou duas botas de ouro europeias na década de 80. Os adeptos presentes no estádio do Dragão levantaram-se e aplaudiram aquele que é o melhor marcador da História do FC Porto, recentemente diagnosticado com um problema de saúde do foro oncológico. Algo que com fé e a força de tantos admiradores está em tratamento, para poder vencer mais esse difícil adversário.


Em mais uma homenagem evocativa, aqui, deixamos reforço da memória correspondente com a sua ficha de apresentação curricular, a fazer constar os primeiros jogos oficiais pela equipa principal do FC Porto a nível nacional e internacional; bem como algumas imagens dum dos muitos jogos em que capitaneou a equipa portista, tendo sido representante em momentos significativos (como no exemplo da tradição nas visitas ao Restelo); mais a reportagem da revista Dragões sobre a homenagem que o clube lhe prestou em 1986 por via da sua 2ª Bota de Ouro.


Gomes nunca será finito, é eterno.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário