Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 17 de abril de 2021

39º Aniversário da Eleição de Nuno Pinto da Costa como Presidente do FC Porto

Faz agora, nesta data (sábado 17 de abril de 2021), já 39 anos que num também sábado de meio de abril, ao correr do ano de 1982, fui propositadamente à cidade do Porto, indo de camioneta de carreira (ainda não era muito usual dizer-se autocarro… e até nas notícias diziam caminheta), para votar nas Antas, em dia de eleições do Futebol Clube do Porto. Ao tempo a viagem de casa até ao mundo das Antas, distando cerca duns 60 km pela estrada nacional, ainda era coisa que levava umas horitas, com a camioneta a parar em todas as capelinhas (paragens de passageiros). Para depois regressar já com o dia a escurecer e mais uma esticadela de tempo com as pernas entre bancos. Tudo isso para eleger quem eu queria para Presidente do meu Porto. Depois de tempos de espera pela mudança diretiva no clube. Mesmo concorrendo então para a presidência portista apenas uma lista, chefiada por quem eu queria que dirigisse os destinos do meu FC Porto. Situação que me satisfazia, tal como rejubilei intimamente logo que soube que ia acontecer, algum tempo antes, ao ler um jornal comprado aquando do nascimento de minha filha. Num corrupio de boas sensações, que perduram como eternas e ternas boas recordações.

Então, com 27 anos de idade, eu fui um dos sócios do FC Porto que «elegeram Jorge Nuno Pinto da Costa para a presidência, um jovem de 44 anos que, enquanto chefe do departamento de futebol, formou uma dupla imbatível com o treinador José Maria Pedroto.» Sufragado com mais de 95% dos votos, Nuno Pinto da Costa dava razão ao que prometera, de devolver o clube aos sócios, além de promessa de uma equipa forte em Portugal e na Europa. 

Pois foi assim há 39 anos. Tantos quantos Jorge Nuno Lima Pinto da Costa leva a Presidente do FC Porto.

Desnecessário se torna relembrar muitos episódios mais, ao longo destes longos anos, por tudo estar bem vivo na retina da memória. Bastando, como homenagem, retemperar visualmente alguns momentos relacionados.

Assim sendo, desta vez, na passagem de mais um aniversário da primeira eleição do Presidente do FC Porto, em vez de evocações por meio de respigos de livros ou jornais, assinalo aqui esta boa lembrança com algumas “preciosidades” de estimação pessoal. Desde um panfleto e um calendário de bolso alusivos ao ato (recebidos à entrada do Pavilhão de Treinos das Antas, onde decorreu a votação), mais uma carta recebida dias depois por correio, após a sua eleição (carta que entretanto já esteve no Museu do FC Porto, mas depois foi retirada, por vontade do Presidente, certamente para não haver outras interpretações), passando por bilhetes e convites autografados, ainda um cartão que está num quadro privado, até fotografias que fazem parte do álbum pessoal.

Parabéns sr. Presidente Pinto da Costa. Parabéns FC Porto. Parabéns a todos nós Portistas!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário