Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Efemérides: Duas vitórias de José Pacheco do FC Porto em data similar de anos seguidos (1961 e 1962)

José dos Santos Pacheco, identificado e conhecido no mundo do ciclismo como José Pacheco, conforme era seu nome mediático na comunicação (ao jeito como há os nomes artísticos e os populares nomes de guerra, por norma mais reduzidos para simplificar), foi ciclista que nos princípios da década dos anos 1960 ganhou dianteira no panorama do desporto das bicicletas de corrida. Tendo começado então a aparecer e sendo por esses anos um dos nomes mais famosos, tanto que em 1960 foi aos Jogos Olímpicos de Roma (incluindo a Seleção Portuguesa junto com o colega de equipa do FC Porto Mário Silva, mais outros dois ciclistas portugueses, Francisco Valada e Ramiro Martins). E em bom ritmo de pedalada foi obtendo resultados visíveis. Entre os quais conquistou duas vitórias ligadas pela curiosidade de terem acontecido em data idêntica de 15 de abril, mas de anos diferentes, em dois anos seguidos.

Assim, do que vem ao caso, quanto às correspondentes efemérides, na data de 15 de Abril, tais foram:

Em 1961.

- Corrida de seleção em Portugal para a Volta a Espanha.

Etapa Covilhã-Alpiarça. 222 Km. José Pacheco do FC Porto vence pela terceira vez, seguido de Agostinho Correia, do Águias de Alpiarça.

(Seria depois naturalmente Pacheco selecionado e participou na “Vuelta”, formando a Seleção Portuguesa junto com os colegas de equipa do FC Porto Sousa Cardoso e Carlos Carvalho, mais os compatriotas Alves Barbosa, Sérgio Páscoa, Henrique Castro, Jorge Corvo, Antonino Baptista, Martins de Almeida e António Pisco)

1962.

- Campeonato Nacional de Fundo (Estrada, em longa distância) de Portugal.

Saída do Estádio das Antas e chegada ao Estádio do Lima, no Porto. Completando percurso de 254 Km, em que participaram 67 ciclistas.

Classificação:

1.º José Pacheco (FC Porto), 8h 18m 25s;

2.º Francisco Valada (Benfica), 8h 18m 30s;

3.º Azevedo Maia (FC Porto), 8h 21m.

- José Pacheco sagrou-se Campeão Nacional.

(No mesmo ano, depois, José Pacheco venceu também a Volta a Portugal, sendo 1º na tabela classificativa individual, enquanto a sua equipa do FC Porto venceu coletivamente na classificação por equipas).

Armando Pinto

Nota bene: Na calha desta "Volta", repare-se nisto (reposição):

em

- Tira-teimas...

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário