Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Comemoração particular da vitória no Campeonato Europeu de Juniores de Hóquei em Patins de 1969 – Convívio assinalável dos 52 anos desse Título Europeu !

 

A cada ano que passa mais um aniversário se presta a comemoração, quanto às ocorrências dignas de registo. Enquanto o tempo permite e há vontades em assinalar coisas que foram vividas. Tal o que mais uma vez aconteceu com um grupo de hoquistas que em 1969 foram campeões europeus de hóquei em patins, por quanto fizeram parte da seleção portuguesa de juniores que venceu o Campeonato Europeu da categoria em Vigo, na Galiza (Espanha). Com esse feito a ter ainda significado especial no caso do FC Porto, sendo esses 4 Campeões Europeus (Cristiano, Casto, Fernando Barbot e António Júlio) então os primeiros desportistas do FC Porto que se sagraram Campeões Europeus de alguma modalidade em competições desportivas oficiais.

= Júlio, Castro, Fernando Barbot e Cristiano

Assim sendo, este ano, passados já 52 anos sobre esse acontecimento, juntaram-se meia dúzia da dezena dos campeões de 1969, tendo marcado presença num convívio comemorativo a maioria dos hoquistas que durante sua carreira jogaram no FC Porto – Cristiano, José Fernandes, António Vale, Vítor Orêncio, José Castro e Fernando Barbot. Não tendo estado desta vez António Júlio, dos portistas. Além de mais três do Sul.

= 1969 = (Identificação, a partir da esquerda) Em cima - selecionador Guilhermino Rodrigues, Dinis, Fernando Barbot, Leitão, Cristiano e Júlio (mais dois elementos da Federação); em baixo - Victor Orêncio, José Fernandes, Monteiro, Castro e Vale.

À época dos factos de 1969 foram quatro os que então representavam o FC Porto (Cristiano, Castro, Fernando Barbot e Júlio, dos quais três já jogavam na equipa sénior azul e branca, mas com idade de juniores). Havendo depois se juntado mais três (Fernandes, Vale e Orêncio), dos que fizeram parte dessa seleção júnior, transferidos já para a equipa sénior do FC Porto.

Assim sendo, os que puderam estar presentes, desta vez, puderam também conviver entre amigos do mesmo campeonato e recordar aqueles tempos de sua juventude. Tendo havido razão ao ditote de que recordar é viver, mantendo-se firmes mesmo com o tempo a voar, enquanto ali pousou e folgou.

Desse Almoço dos Campeões Europeus de 1969 ficaram algumas imagens captadas da ocasião e entretanto publicadas na página de facebook do José Castro – de onde, com a devida vénia e muito gosto, para aqui transpomos como ilustração de mais esse belo momento da família do hóquei em patins portista dos anos 60 e 70.

= Cristiano Trindade Pereira, José Fernandes, José Castro, Fernando Barbot, Vítor Orêncio, António Vale.

Armando Pinto

 Nota: Também como recordar e viver… recordamos que anteriormente foi comemorado o cinquentenário do mesmo acontecimento, há dois anos e então com maior número de presenças. Conforme se pode rever em dois artigos alusivos: 

(clicando em)  

- Cinquentenário da vitória no Europeu de 1969...

A P

Sem comentários:

Enviar um comentário