Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Efeméride: Quando Armando recebeu a Medalha de Exemplar Comportamento da FPF – Há 40 anos!

A 27 de setembro de 1981 o antigo guarda-redes Armando, que se salientou na defesa das balizas do Futebol Clube do Porto e do Sporting de Braga, especialmente, além de ter representado ainda e bem outros emblemas (como Gil Vicente, Ferroviário de Malange e Salgueiros), foi agraciado publicamente com a Medalha de Exemplar Comportamento da Federação Portuguesa de Futebol. Tendo o ato decorrido em Braga, com a presença dum representante da Federação e também do FC Porto, em dia de jogo entre as equipas principais dos clubes bracarense e portista.

Armando Pereira da Silva, após ter acabado sua carreira de futebolista, como guarda-redes, em 1975, foi em 1981 reconhecido oficialmente como exemplo de “comportamento exemplar”, por nunca ter sido castigado, durante sua carreira em que disputou 391 jogos oficiais sem qualquer castigo. 


Para a entrega dessa distinção foi então escolhida a data em que o FC Porto se deslocava a Braga para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1981/82. (Jogo que acabou empatado 1-1, com o golo do FC Porto marcado por Jacques e o do empate num auto-golo do defesa Fernando.)

Antes porém o próprio Armando comunicou ao FC Porto o seu desejo que a cerimónia respetiva acontecesse na presença da equipa principal do FC Porto, no dia do jogo em causa, e como tal solicitava a anuência do clube. Tendo recebido aprovação comprovativa, através de carta oficial que lhe foi enviada pelo FC Porto. 


Então, antes do início do encontro entre arsenalistas e dragões, com as equipas do FC Porto e do Braga, mais a de arbitragem, perfiladas no centro do terreno, foi feita a entrega respetiva, pelas mãos do dirigente federativo Joaquim Azevedo. Enquanto, associando-se à homenagem pública, o FC Porto também fez questão de distinguir o guarda-redes formado nas camadas jovens do FC Porto e que durante uns bons anos foi detentor da camisola n.º 1 da principal equipa portista, tendo-lhe oferecido como recordação uma estatueta em forma artística dum guarda-redes, que Armando recebeu comovidamente das mãos do então dirigente Dr. Alfredo Clemente, ao tempo um dos vice-presidentes do FC Porto (estava-se na última época da derradeira gerência do Dr. Américo Sá).

Como testemunho desta importante ocorrência e assinalável honra, que muito orgulha a Memória Portista, documenta-se a narrativa do facto com imagens da referida estatueta que fez parte dos trofeus do guarda-redes Armando Pereira da Silva (permanecendo na família após o seu falecimento); e ainda, a seguir, com recorte duma alusiva nota noticiosa saída a público no jornal O Porto, na edição de 30 de setembro de 1981 do órgão informativo do FC Porto.

Faz agora, neste setembro de 2021, 40 anos!

- Armando Silva, que é uma saudade já, continua pois a ser aqui merecedor também de constante recordação.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário