Faz anos agora que, num domingo como o de hoje (de 2021), também dia 5 de setembro, em 1948, pela primeira vez as camisolas do FC Porto ostentaram números, entrando então em campo os jogadores da equipa principal do futebol portista com numeração nas costas – conforme está registado na Tábua Biográfica da Fotobiografia do FC Porto, por Rui Guedes.
Nesse início de setembro de 1948 estava a época do futebol
português ainda na quadra dos chamados desafios amigáveis, como era referido na
imprensa (quão agora se apelida de pré-época e jogos de preparação), visto o
campeonato ir então começar apenas a 19 desse mês, quase já à entrada do outono.
E no domingo dia 5 de setembro, entre os jogos amigáveis realizados, o FC Porto defrontou o
FC Famalicão, no Campo da Constituição, num desses encontros fora de competições
oficiais. Aproveitando a ocasião para, além de estrear dois novos jogadores (Vieira e Lino), também para fazer estreia da novidade das
camisolas passarem a ter números, conforme deliberação federativa.
Então, a 5 de setembro de 1948 os jogadores do FC Porto
alinharam pela primeira vez com números de 1 a 11, cumprindo a deliberação da
Federação Portuguesa de Futebol (embora a camisola do guarda-redes não tivesse ainda colocado o respetivo número, nesses primeiros tempos). Ficando assim para a história essa partida
contra o Famalicão, que o FC Porto venceu por 3-0 – e a que se reportam as imagems de ilustração, acima, conforme publicação da época na revista Stadium (n.º de 08 de setembro).
Assim passaram a aparecer números nas camisolas de jogo, daí em diante, de modo que ficou registado isso depois sobre o primeiro jogo oficial, passadas duas semanas, em que, diante do Elvas para o Campeonato Nacional, com vitória portista por 3-1, já ficou em captação fotográfica, também da revista lisboeta Stadium (n.º de 22 de setembro), como eram essas primeiras numerações, nas costas e sobre a parte branca central, entre as duas listas azuis das camisolas azuis e brancas do FC Porto.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Sem comentários:
Enviar um comentário