Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Efeméride da vitória de Mário Silva no II Grande Prémio de Ciclismo do FC Porto/Robbialac Portuguesa em 1964 – em tempos áureos das equipas lutarem na estrada, longe ainda do sistema atual de perseguição à melhor equipa portuguesa de ciclismo!

 

A 5 de agosto de 1964 chegava à meta final a segunda edição do Grande Prémio de Ciclismo do FC Porto, nesse ano com o nome do clube organizador e da firma patrocinadora – o II Grande Prémio do FC Porto/Robbialac Portuguesa. Cuja prova foi ganha por Mário Silva, ciclista do FC Porto que havia vencido a Volta a Portugal de 1961 (na sua estreia na Volta, contrariamente ao que alguém escreveu num livro dos que têm erradamente servido de matriz a informações das páginas informáticas de entidades oficiais).

Ora, fazendo exceção ao desinteresse motivado pelo atual estado enganador do ciclismo português, desta vez recorda-se a vitória de Mário Silva precisamente e apenas por esse ciclista ser um dos grandes ídolos da infância do adepto do ciclismo que agora evoca a efeméride correspondente. Estando-se nos dias que correm a assistir a uma autêntica perseguição iniciada em 24 de abril do corrente ano à equipa portuguesa que era superior a tudo e todos, além de nos dias recentes ter havido tentativas de limpar certas imagens com a safa de investigação a uns poucos ciclistas de outras equipas, mas curiosamente não a todas as mesmas e outras equipas, afinal à totalidade para não haver dúvidas como os pingos da chuva em que passaram certos personagens ao longo do tempo. Estando algumas pessoas que vivem à custa do ciclismo a matar a modalidade em Portugal, quase fazendo com que deixe de haver interessados puros entre adeptos e patrocínios.

Sobre a prova de 1964, em modo de registo memorial, deita-se mão de parte do que foi na época publicado no jornal O Porto, nesse tempo órgão informativo e historiador do FC Porto. 

Assim sendo, aqui e agora, apenas fica a rememoração da vitória de Mário Silva, e também coletivamente pelo FC Porto na classificação por equipas, nesse tempo em que até os clubes organizavam provas, como foi o caso do Benfica na Volta a Portugal e do FC Porto em provas de Grandes Prémios. Sobre cuja existência já foi e está feito o devido historial em anteriores artigos neste blogue.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário