Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 20 de agosto de 2022

Efeméride: em dia de FC Porto-Sporting de 2022 ... lembranças da vitória sobre o Sporting em 1995 no início dos 3 pontos por vitória em Portugal…!

 

Em 1995 o dia 20 de agosto foi ao domingo e em 2022 é ao sábado. Com a curiosidade de em ambos os dias e com a diferença de anos já passados a data de 20 de agosto ser dia de jogo FC Porto-Sporting na cidade do Porto. Em 1995 em jogo disputado de tarde no estádio das Antas, enquanto agora em 2022 é à noite no sucessor estádio do Dragão. Em 1995 no início do Campeonato Nacional logo à 1.ª jornada e agora em 2022 à 3.ªjornada, a disputa desse clássico nacional. Comemorando-se este sábado de 20 de agosto de 2022 a efeméride do Porto-Sporting de 20 de agosto de 1995, quando pela primeira vez o FC Porto conquistou 3 pontos, sendo a primeira vez que assim passou a ser a atribuição de pontos por vitória, enquanto o Sporting ficou ainda a zero, sem pontos, porque o FC Porto venceu, então por 2-1.

***

No dia 20 de Agosto de 1995, em plena tarde de soalheiro domingo de verão, com a Liga Portuguesa a começar a organizar a prova do então Campeonato Nacional da 1ª Divisão em remodelada orgânica, entre cujas novidades passavam as vitórias a serem comtempladas com 3 pontos (em vez de 2 como anteriormente, enquanto se mantinham os empates com 1 ponto), o FC Porto venceu logo o primeiro jogo ao bater o Sporting na primeira jornada do Campeonato Nacional da época de 1995/96, conquistando assim pela primeira vez três pontos por uma vitória, em jogos oficiais. Num histórico jogo, disputado no estádio das Antas sob ambiente quente dessa tarde estival e intenso calor de entusiasmo, em que o Sporting chegou a estar a vencer mas o FC Porto deu a volta, com Domingos a bisar numa emocionante reviravolta.

Disso se pode rever imagens, números e narrativas correspondentes, pelas reportagens registadas na revista Dragões, da época, e no livro “FC Porto – Álbum 95/96 - 15º Título – A consagração de Domingos” (da autoria de Manuel Dias e publicado pelas Edições ASA).

Estava assim dado o lamiré para a boa época que depois, já na primavera de 1996, seria por fim coroada com o título de Campeão Nacional, que o vitorioso FC Porto alcançou na primeira época dos 3 pontos no futebol em Portugal.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário