Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Efeméride do 1º jogo oficial no Estádio das Antas ( 2-0 ao Sporting – 01/6/1952)

 

A 1 de junho de 1952 teve lugar no então recém-inaugurado Estádio das Antas o primeiro jogo oficial disputado no novo recinto do FC Porto. Em desafio a contar para a 1ª mão da Taça de Portugal, dessa época, diante do Sporting. Então, já a contar para provas oficiais, esse encontro registou no final uma vitória do FC Porto, ficando para a história o resultado vitorioso de 2-0 frente ao Sporting, através de 2 golos do avançado Diamantino.

= Diamantino - autor dos 2 primeiros golos em competições oficiais no Estádio das Antas

Nesse jogo primeiro e da primeira vitória no novo Estádio das Antas, disputado no domingo 1 de junho de 1952, o FC Porto alinhou com: Barrigana, Virgílio Mendes, João Correia, Ângelo Carvalho, Bibelino, Pinto Vieira, Diamantino, Hernâni, Monteiro da Costa, Zé Maria e Carlos Vieira. 

Era então Artur Baeta o responsável de campo da equipa do FC Porto, em missão de treinador interino. 

Por seu lado, aí o Sporting alinhou com: Carlos Gomes, Amaro, Pacheco, Veríssimo, Passos, Juca, Rola, Vasques, Martins, Travassos e Albano. 

Nesse dia, a assinalar o acontecimento, a Direção do Sporting ofereceu ao FC Porto uma salva de prata, cujo ato ficou registado em instantâneo fotográfico condizente.

Desse mesmo histórico jogo ilustra-se esta lembrança através de recortes do jornal O Porto, de sua edição saída a público dois dias depois, na terça-feira 3 de junho de 1952. 

Embora decorrendo ao tempo ainda obras de conclusão do estádio (que havia sido inaugurado dias antes para corresponder à coincidente visita à cidade do Porto do Presidente da República Craveiro Lopes), passava então o airoso Estádio das Antas a ser a casa onde o FC Porto recebia os jogos como clube visitado. Sendo o esbelto Estádio algo especial, como ficou impresso num jornal ilustrado (“Reportagem – Número Especial”), publicado na ocasião da sua inauguração. Publicação essa, em formato de revista grande, que guardo como a consegui e preservo entre o material da minha coleção particular. De qualidade gráfica apreciável, além de se distinguir também por seu grande formato – que, como tal, para aqui se transpõe em imagens de captações fotográficas.

Armando Pinto

Obs.: As fotos do jornal O Porto são da coleção do amigo e colecionador Paulo Jorge Oliveira. As restantes são de publicações constantes do próprio arquivo e biblioteca do autor deste blogue.

((( Clicar sobre as imagens digitalizadas)))

Sem comentários:

Enviar um comentário