Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

80.º Aniversário Natalício do sr. Óscar Cruz - O Homem do "Rebaixamento do Estádio das Antas"!


Nascido a 26 de junho de 1943, em Perafita-Matosinhos, na área metropolitana do Grande Porto afinal, Óscar da Silva Cruz, celebrizado pela sua vida e obra, e nomeadamente associado como Diretor do Futebol Clube do Porto que teve papel importante na concretização do chamado "Rebaixamento das Antas", completa neste dia, a 26 de junho de 2023, oitenta anos de vida. Uma vida que está narrada em livro, lançado a público ainda recentemente. Através do qual se cimentou mais uma amizade das muitas boas amizades Portistas.

Neste dia, e em homenagem a toda a envolvência que o amigo sr. Óscar Cruz representa, recordamos mais uma vez esse seu livro. Com um abraço de Parabéns e votos de muitos e bons anos de vida!

 

Era um livro esperado. O livro do amigo sr. Óscar da Silva Cruz, de nosso mundo de amizades portistas.

Apresentado publicamente há já algum tempo, mas porque na ocasião não me foi possível marcar presença na sessão para que também estava convidado, mas tendo-o recebido depois, o autor deste blogue tem também, desde há algum tempo, o livro ”ÓSCAR CRUZ Trajeto de Vida”  de cariz biográfico sobre o percurso do histórico diretor das obras do FC Porto entre os anos 80, 90 até 2000 e principal obreiro do Rebaixamento das Antas, no aumento da lotação do estádio das Antas, o sr. Óscar Cruz.

Assim sendo está mais enriquecida a biblioteca pessoal do autor deste blogue, com esta obra que reforça a coleção portista particular, tratando-se dum livro que fortalece o acervo histórico-literário de temática portista, podendo como tal considerar-se um bom livro enriquecedor da Biblioteca Portista.

Agora que já lhe pude deitar os olhos da atenção pessoal, e o tenho comigo, posso dizer que este é um livro de fácil leitura, em estilo de escrita rápida que cativa bem o sentido da consideração, dando testemunho da história de vida bem vivida e melhor realizada desse senhor que é também bem retratado pela escrita, à imagem da sua atenta afabilidade.

Exprimindo na primeira pessoa: 

- Livro este para o qual com muita honra pude colaborar, dentro do solicitado, com envio de algumas imagens de literatura portista do arquivo pessoal. 

Com efeito, sendo o FC Porto como sempre foi no âmago particular uma família, no conceito de Família Portista, teve o autor deste blogue a boa sensação de ter podido contribuir com algo mais para a preservação da Memória Portista. Desta feita com pessoal contribuição, dentro do possível e de quanto foi necessário, para a elaboração deste interessante livro, entretanto publicado e apresentado. Reportando sobre o período em que esteve como Diretor de Obras e Instalações do FC Porto o depois também Vice-Presidente da Direção Portista sr. Óscar Cruz, no enquadramento histórico das primeiras décadas do tempo de consolidação do FC Porto sob a Presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa.  


Retenha-se como enfoque que o livro versa bem sobre o histórico Dirigente Óscar da Silva Cruz, o homem das obras de solidificação do FC Porto, desde a primeira Loja Azul (trisavó ou mais da atual Loja do Dragão...), passando pelo antigo pavilhão do Bingo, até ao início da piscina olímpica, que esteve nos planos de ampliação da cidadela desportiva das Antas, e de modo especial Dirigente da concretização do rebaixamento das bancadas para aumento de lotação do estádio das Antas.

Ora, o inicial período inesquecível dessa retoma da vida do FC Porto, como foi então após a eleição de Pinto da Costa em 1982, teve diversos contribuintes diretos à normalização que tornou possível o seguinte engrandecimento do Clube. Incluindo disposição de dinheiro do próprio bolso, para ajudar a acorrer às necessidades mais prementes, por esses tempos. Entre os quais efetivamente esteve Óscar Cruz, que tomou a seu cargo as instalações e manutenção física do património portista, além de junto com outros ter possibilitado a reabilitação do clube, como colaborador ativo e apoiante do Presidente, nesse período dos diretores sem sono, tal o tempo que os mesmos tiveram que dedicar à orientação clubista.

Ora, agora que o livro já cá canta, como se diz, cantando bem aos olhos dos sentidos de quem gosta muito de tudo o que seja referente ao Futebol Clube do Porto, relembra-se que anteriormente houve um encontro para antecedente apresentação particular da amostra do livro a dois dos colaboradores de material contributivo à escrita da obra. Tendo aqui o signatário destas linhas tido mais o gosto de estar com esse senhor, como é estar sempre com Gente que ajudou a fazer História do FC Porto. Ficando disso, além do gosto de ter estado pessoalmente com ele e ter ficado seu amigo, também imagens para recordar.

Foi mesmo com grande prazer que vivi esses momentos de convivência com o antigo Vice-Presidente do FC Porto, senhor Óscar Cruz. Junto com outro amigo que também colaborou. Como ilustra da ocorrência uma foto dos três juntos, na ocasião, o sr. Óscar Cruz, eu (Armando Pinto) e o amigo Paulo Jorge Oliveira. E a três se passaram então bons momentos de Portismo, no espaço acolhedor do Restaurante Porto Paraíso, cujo proprietário e sua família Carvalho apoiou  a edição do livro.

Em suma, além do que na ocasião ficou narrado em artigo publicado também aqui neste blogue, permanece bem cá no íntimo essa nossa episódica tertúlia, que o fruto vertido no livro mostra ter valido a pena. 

Agora... está o livro em nossas mãos! Ficando a ter mais documentado esse frutuoso tempo da Vida do grandioso FC Porto!!!


Ali, entre o conteúdo das suas interessantes paginas, aparecem também revelações curiosas, algumas mesmo dignas de realce. Quão sintomática a verdade de alguns episódios, entre os quais ressalta o que está contado na página 140, por exemplo, revelador do carisma portista na verticalidade de Diretores como Óscar Cruz e Alexandre Magalhães, conforme ocorreu numa reunião com uma firma construtora.  Entre curiosidades patentes neste livro. 

Livro que se recomenda e deve fazer parte de todo o bom espólio documental e estimativo dos Portistas atentos e interessados na Vida do FC Porto. 

~~~ ***** ~~~

Óscar Cruz – Director de 1982/83, primeira Gerência de Jorge Nuno Pinto da Costa, até 1988; Vice-Presidente desde 1988 até 2000.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário