Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Foto com história – Rosto de Carlos Duarte da galeria dos Internacionais do FC Porto

Ficou conhecida na memorização portista a fotografia de Carlos Duarte emoldurada na galeria de quadros dos futebolistas Internacionais do FC Porto, patente na antiga Sala-Museu do FC Porto. Reportando essa imagem aos tempos de juventude desse célebre avançado portista, celebrizado na antiga posição de extremo-direito, na era da geração dourada dos anos cinquenta. Em cuja função o veloz e exímio Carlos Duarte antecedeu outros dois extremos históricos, Jaime Silva e Jaime Magalhães, no decurso dos tempos, a partir dos anos sessenta até aos da década de oitenta.

= Carlos Duarte (n. 1933 - f. 2022)

Pois Carlos Duarte foi então fotografado com a camisola das Quinas ainda nos seus primeiros tempos de Internacional, após as suas primeiras Internacionalizações pelas Seleções de Portugal.

Ora Carlos Duarte chegou a Internacional pela Seleção A de Portugal em 1953 e de permeio foi também internacional pelas seleção Militar. Sendo a foto em apreço de 1954, conforme anotação no verso da mesma foto, escrita pelo próprio Carlos Duarte, do qual é até a rubrica autógrafa, datada de 16 de junho de 1954.

Sendo que quaisquer das suas 8 internacionalizações (7 pela Seleção A e 1 pela B) corresponderam a esse ano, e como em 1954 jogou pela Seleção Militar, a foto é desse tempo. Podendo no entanto a data ser referente à pose fotográfica em estúdio, na Casa Salvador do Porto, como se pode ver pelo carimbo aposto.

Acresce que, conforme legenda também anotada pelo próprio Carlos Duarte, o avançado internacional portista esteve na Seleção Militar Portuguesa que foi a África. Sendo dessa deslocação, em digressão pela África Portuguesa, as duas imagens juntas, de entrada em campo da embaixada portuguesa, nesse tempo da ditadura do Estado Novo, e da equipa que alinhou num dos jogos, no caso em Luanda (junto com os colegas do FC Porto Arcanjo, Barbosa  e Hernâni).


De qualquer modo, a foto contém toda essa história, transportando tais memórias e fazendo recuar aos tempos em que no Museu do FC Porto havia uma galeria fotográfica dos Futebolistas Internacionais do FC Porto. Tendo Carlos Duarte sido o 25.º jogador sénior portista a ter jogado pela Seleção nacional A de futebol. E como tal estado colocado honrosamente na sua posição de 25.º Internacional do FC Porto na Sala-Museu Afonso Pinto de Magalhães, então autêntico Museu do Mundo Azul e Branco.

Armando Pinto

Nota: as fotos com legenda e assinatura de Carlos Duarte no verso foram digitalizadas por empréstimo do amigo Paulo Jorge Oliveira, e as restantes do diverso material de ilustração fazem parte da coleção do autor.

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário