Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Efeméride da inauguração da iluminação do Estádio das Antas, em 1962 (entre outras ocorrências...)!

O dia 1 de Setembro é data com peso histórico na memória portista. Tendo em tal dia primeiro do nono mês havido em anos diversos certas ocorrências dignas de nota. Tal o facto de em 1931, no 1 de setembro, ter nascido Hernâni Ferreira da Silva, o Hernâni, célebre futebolista avançado e capitão do FC Porto nos anos 50 e ainda pelos primeiros anos de 60 dentro, posteriormente também diretor do departamento de futebol. Mítico jogador que é justamente considerado, entre quem sabe reconhecer a verdade, como um dos melhores de sempre do FC Porto e do futebol português. Assim como, passados anos, em 1936 Canto Moniz tomou posse como o 20.º presidente do FC Porto. Um presidente pouco lembrado (e por vezes erradamente referido por Camilo...) mas que, embora por curto período, conforme se tornou necessário ao tempo, foi timoneiro importante em momento difícil da vida do FC Porto. E muitos anos volvidos, já em 1962, ao começo de setembro desse ano dos princípios da década romântica dos anos 60, foi inaugurada a instalação elétrica do Estádio das Antas, vulgo iluminação noturna, numa partida amigável em que o FC Porto bateu o Atlético de Bilbau por 2-1.

Ora como sobre os dois primeiros casos já neste espaço de memorização houve anteriormente devidas referências, desta feita cabe também justa lembrança da ocorrência que permitiu que o antigo estádio do FC Porto, inaugurado em 1952, passasse a poder receber realizações pela noite dentro, também, a partir de 1962.

Desse acontecimento de 1 de setembro de 1962 deu conta o jornal O Porto passados dias, mais precisamente em sua edição imediata de 12 do mesmo mês, com artigos relacionados e reportagem alusiva ao jogo (mais outro de retribuição, também com vitória portista em Espanha, dias depois). Ilustrando a ocorrência com as imagens que por isso mesmo, aqui se reproduzem.

Armando Pinto

Nota: Referente ao assunto acima referido sobre o antigo Presidente da Direção e atleta de natação e Water-polo do FC Porto, Dr. Canto Moniz, convirá recordar o artigo correspondente (clicando) em 

https://memoriaporto.blogspot.com/2018/09/dr-canto-moniz-o-presidente-do-fc-porto.html

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Nascor/ Nascimento Cordeiro.

    ResponderEliminar
  2. À conta disto os sócios depois tiveram de pagar durante tempos largos uma verba extra, para cobrir a dívida.

    ResponderEliminar