Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 16 de setembro de 2023

Recordando... A 1.ª Vitória do F C Porto em provas oficiais europeias de futebol senior


Faz agora anos que aconteceu a 1ª vitória europeia do F C Porto, a nível oficial do futebol sénior  a 16 de setembro de 1964.


Com efeito, perfaz agora anos, na data deste dia 16 de setembro, que em 1964 o FC Porto conseguiu a primeira vitória nas competições da UEFA. Foi na Taça das Taças (antiga Taça dos Vencedores de Taças, entretanto extinta e, por junto com a também anterior Taça das Cidades com Feira, na prática substituída pela Taça UEFA, agora Liga Europa). Facto então acontecido frente ao Lyon e por claros 3-0, através de 2 golos de Custódio Pinto e 1 de Carlos Baptista, guarnecidos com grande exibição de Américo e seus companheiros. 


Pela estrondosa repercussão que teve essa vitória, o jornal O Porto dedicou então lugar cimeiro na sua primeira página e continuação de reportagem ampla na última, como se regista. 

~~~ ***** ~~~
Passou entretanto já muito tempo daí, decorrido desde o início europeu do futebol portista com equipas francesas. E sobretudo ficou nos anais da história do FC Porto essa ocorrência, com a primeira vitória conseguida em jogos oficiais perante equipas europeias. 


Tanto foi algo de realce, isso, que aqui o autor destas linhas até anotou uma crónica pessoal nesse tempo sobre o acontecimento, entre registos arquivados, em forma gráfica manuscrita com a letra própria do aluno de 3.ª classe primária que à época ainda era.


Vem assim a talhe recordar e afirmar o pontapé de saída dado em 1964, diante dos franceses da equipa leonina que mal tiveram oportunidade de palrar, então.


Ora, a grande e brilhante história do futebol portista em provas europeias começou, portanto, em 1964/65 (para a Taça das Taças), nessa eliminatória em que o F C Porto venceu o Lyon pela primeira vez, também, e logo com duas vitórias, cá e lá.


= Equipa do F C Porto que alinhou no jogo das Antas com o Lyon, com (a partir de cima e da esquerda para a direita): Rolando, Paula, Festa, Almeida, Joaquim Jorge e Américo; Jaime, Pinto, Valdir, Carlos Baptista e Nóbrega.

Pela curiosidade e pertinência, recordamos essa disputa a duas mãos com o Lyon, resultante numa ampla vitória caseira por 3-0 e depois reforçada com a confirmação na visita ao terreno francês, tal o resultado final de 0-1 favorável à turma portista.


Depois, recorda-se, na segunda mão, em França, a equipa do F C Porto voltaria a ganhar, aí por 1-0, com golo do Valdir.

Dessa célebre jornada dupla e amplamente triunfante, recordamos alguns "flashes" históricos através de imagens que guardamos em nosso acervo pessoal, deixando tais recortes fazer uma devida crónica visual perante a natural diluição gráfica, patente no que ficou impregnado em papeis gastos pelo efeito dos tempos, contudo de afetos ainda visíveis no que ficou de memória ternamente vitoriosa.


^^ * ^^

Começado assim a vencer a nível oficial pela Europa fora a partir de 1964, cada vez se nota mais que o F C Porto tem nome e boa fama por todo o mundo, como grande clube mundial que é! 


Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens digitalizadas, para AMPLIAR )))  

1 comentário:

  1. Parabéns e obrigado. Este é um dos artigos que mais gostei de ler e ver de muita coisa que leio e vejo. Deu-me gozo recordar essas coisas antigas e como o Armando Pinto já em pequeno era historiador à sua maneira. Agora o Porto deve-lhe muito do que se vai sabendo por meio de adeptos comhecedores e afeiçoados.

    ResponderEliminar