Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Efeméride: Inícios dos trabalhos de terra na construção do estádio das Antas – em 1950 – na Presidência do Dr. Miguel Pereira !

 

A 16 de Janeiro de 1950 teve inicio o trabalho no terreno para a construção do estádio das Antas. Tendo sido logo pela manhã desse dia que os tratores começaram a revolver a terra, onde seria construído o (antigo) Estádio do Futebol Clube do Porto.

A opção pela aquisição do terreno havia sido oficializada em 8 de Setembro de 1948 e a 4 de dezembro de 1949 simbolicamente lançada a primeira pedra. Até que em janeiro de 1950 começou o sonho a passar dos papéis ao terreno. Com gente histórica a fazer história.

Efeméride que se recorda, através de pequenos excertos documentais.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

1 comentário:

  1. Boa memória. Reparo nas páginas do facebook e buscas no google que posts destes não chegam a ter a afluência de gostos (likes) e conversas de outros artigos mediáticos, mas nunca deixe de puxar pela história do F. C. do Porto. É disto que o clube precisa e não só de interesses passageiros. Nisso mesmo o clube precisa de mudança, com tão fraca atenção que atualmente é dada à memória do clube desde 1893 e a passar pelos anos 1920. 30, 40, 50, 60, 1970, etc. porque agora estão só a contar os últimos 41 anos e pouco mais.

    ResponderEliminar