Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 27 de janeiro de 2024

Lembrando Nicolau d’ Almeida no Dia Internacional do Vinho do Porto

Sendo o Porto conhecido pelo nome do grande clube Futebol Clube do Porto e também pelo Vinho do Porto, vem a talhe desta feita apreciar o paladar simbólico do néctar com esse lindo e significativo nome, no desarrolhar de sua data comemorativa.

Com efeito, a 27 de Janeiro é assinalado o famoso vinho generoso nortenho como Dia Internacional do Vinho do Porto. A nível internacional, porque em Portugal é em setembro, sendo este vinho tão importante que é celebrado oficialmente duas vezes ao ano, tendo assim dois dias, conforme as instituições respetivas.

É pois comemorado o Vinho do Porto com seu Dia Internacional a 27 de janeiro, ao passo que o dia 10 de setembro é o nacional. No primeiro caso pela parceria portuguesa com os Estados Unidos da América, estabelecido que foi o dia 27 de janeiro em 2012, pela Wine Origins Alliance, juntamente com o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P). A Wine Origins é uma associação americana que reúne diversas organizações reguladoras de regiões vitivinícolas, e tem como objetivo eliminar as barreiras comerciais ao vinho, incluindo a falta de proteção para nomes de regiões em todo o mundo. Enquanto isso, em Portugal oficialmente a data é também comemorada no dia 10 de setembro, porque nesse dia de 1756 o então ministro régio Marquês de Pombal, por meio de um decreto-lei, criou a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, o Douro Vinhateiro. E desde 2014, ou seja, 258 anos após, foi instituído como data de celebração oficial pelo IVDP.

Com dois dias desses, ambas as ações ajudam a promover e valorizar o vinho do Porto. Um vinho com tradição secular, único no mundo e com o nome do Porto. De onde “houve nome Portugal”!

Ora, no Dia Internacional do Vinho do Porto recordamos António Nicolau D'Almeida, o fundador do FC Porto. Oriundo de uma família de comerciantes de Vinho do Porto, o primeiro líder do clube azul e branco tem esta faceta na imagem com que é visto historicamente, desde que, com seus colegas da família Kendall, Albert D´Almeida e outros descendentes da colónia inglesa do Oporto Cricket, entre amigos portuenses, fundou o Futebol Clube do Porto.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário