Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

A propósito do próximo jogo… lembrança dum jogo de 1968 com o 3º lugar em jogo !

 

Na calha do próximo jogo de Braga, com o 3º lugar a ser disputado pelas duas equipas em confronto, indo o FC Porto jogar em casa do adversário, em Braga, no último encontro da prova e ambos os contendores com os olhos e sentidos colocados na melhor classificação possível da atualidade, que será o 3º lugar… vem â lembrança uma situação idêntica, mas passada há muitos anos. Acontecendo que como agora, neste Campeonato da Liga de 2023/2024, também na última jornada do Campeonato Nacional de 1967/1968 o FC Porto se deslocou ao estádio do Bonfim para defrontar o Vitória de Setúbal com os dois opositores a quererem e poderem chegar ao 3. º lugar.

Na ocasião, estando em jogo o 3.º lugar, quem perdesse em vez de 3º caía para o 5º lugar, perante a pontuação resultante e intromissão da Académica de Coimbra no 4º lugar. Havendo noção que da parte do FC Porto isso seria a pior classificação da década dos anos 60. Enquanto agora, na deslocação do FC Porto a Braga, o 3º lugar atual faz recuar a meio da década de 70.

Ora, naquele Setúbal-Porto, de 1968, disputado a 12 de maio (portanto quase a coincidir por pouca diferença de dias no calendário), o FC Porto esteve a perder desde meio da 1ª parte, com o 1-0 a manter-se pelo tempo adiante, e quando já se pensava que seria esse o resultado, o FC Porto acabou por dar a cambalhota no marcador, ao marcar dois golos de rajada, vencendo por 1-2, com golos obtidos quase no fim do jogo e seguidos praticamente. Ao jeito como no passado domingo houve a reviravolta com o Boavista, permitindo que o FC Porto vá até Braga no 3º lugar.

Ora, na pertinência, recorda-se esse jogo de Setúbal, que o FC Porto venceu com esses dois golos, da autoria de Nóbrega e Pavão, ambos importantes e o último em remate de belo efeito, que mais fez Pavão coroar sua grande exibição com o seu abrir de braços característico, alargando seu leque vitorioso.  Enquanto o treinador Pedroto fumava com mais satisfação um dos seus cigarros da praxe.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens ))))))

1 comentário:

  1. Post Scriptum:
    E o FC Porto venceu em Braga e assim assegurou o 3.º lugar, que dá acesso direto á fase de grupos da Liga Europa da próxima época. Do mal, o menos. Assim sendo, como se esperava e desejava, cumpriu-se a sabedoria popular... não há duas sem três - a 18 de maio três vitórias do FC Porto sobre o Sporting de Braga: em 1977 - 1-0 na final da Taça de Portugal, 2011 - 1-0 na final da Liga Europa e 2024 - 1-0 no jogo do 3º lugar deste Campeoanto da Liga.

    ResponderEliminar