Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Exposição temporária sobre Américo ainda entre grandes motes de fevereiro no Museu do FC Porto

Está patente ao público em proncípio até ao final deste mês de fevereiro, já quase nos últimos tempos, a exposição temporária dedicada ao eterno guarda-redes Américo. No espaço de exposições temporárias de acesso normal, entre o local de circulação livre e a entrada do Museu do FC Porto. No Estádio do Dragão. Inicialmente agendada para terminar em fevereiro, mas com possibilidades de ser prolongada pelo mês de março dentro.

Assim sendo, por estes restantes dias de fevereiro, e o que aprouver ainda em março, essa mostra histórica de memorização proporciona entretanto uma vista interpretativa dessa exposição temporária “Américo”, na Sala Multiusos. Proporcionando abordagem apreciável à memória e ao impacto do lendário protagonista na vida do clube, o antigo guarda-redes internacional Américo Lopes. Contendo tal grande estrela de sempre do clube, entre as estrelas que estão também no museu. Quão todo o acervo exposto transporta autêntica visão memoranda que leva ao tempo difícil dos anos 50 e 60, em que foram heróis grandes futebolistas que apesar da situação conseguiram triunfar.

Como registo, entra-se na exposição, circulando com olhos das imagens captadas pelo autor deste blogue e na retina da memória fixa-se à posteridade essa parte do legado de Américo. Do que ele ofereceu ao Futebol Clube do Porto, além de outros mais objetos que não chegaram a ser expostos, mas ficaram à guarda do museu. Ora, como as imagens valem por muitas palavras, eis algumas que descrevem a dimensão ali visível





















































Está assim a exposição “Américo” diante dos olhos da sensibilidade portista, para já até ao final de fevereiro, a coincidir relativamente com a data do aniversário natalício do senhor Américo Ferreira Lopes (a 27 e a exposição a encerrar dia 28). Mas podendo ainda ter prolongamento pelo mês de março, mesmo porque esse é o mês em que oficialmente ficou registado a seu dia de aniversário, como se sabe por motivos que aconteciam em tempos idos. Honrando a memória do "Américo do Porto", guarda-redes Baliza de Prata, galardoado com o Trofeu Pinga e Dragão de Ouro. A proporcionar recordação desse grande ícone do Clube Dragão.  Falecido em 2023, mas sempre presente na memória Portista.


Aemando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário