Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Inverdades elucidativas de mentiras sistemáticas…

Há casos que podem andar anos a enganar muita ou alguma gente, pelo menos, mas lá vem um tempo em que tudo começa a ser mais claro e evidentemente revelam como foi que, com mentiras sistemáticas, foram sendo enganados os que acreditavam em quem com palavras até enganava um santo. Quão há exemplos que dão para esclarecer algo.

Assim, sem grande necessidade de alongar a exposição, dá-se conta de algumas “coisas” que se passaram, por exemplo, com o caso da tal academia, antes chamada de centro de estágios, que a Direção de Pinto da Costa dizia e prometia para a Maia, ao longo de muitos anos. Tal como, por exemplo, também e apenas, foi focado em 1994, aquando da atribuição ao Professor José Vieira de Carvalho da categoria de Sócio Honorário do FC Porto. Isso já em 1994. Tendo então na revista Dragões, de Novembro de 1994, sido até comunicado que o então presidente da Câmara da Maia, Prof. José Vieira de Carvalho, cedera terrenos para o efeito… Conforme se pode ler, deitando olhos mais para o meio do texto desta "caixa" de 1994.

Depois disso voltou a haver mais uma notícia referente ao assunto, em 1996, conforme respigo jornalístico que se relembra… do Jornal da Maia, até.

E quanto mais houve ao longo dos sucessivos anos, até às ainda recentes ocorrências…? Como muita e boa gente naturalmente se recorda. Pois chegada a época eleitoral recente, na Primavera de 2024 apenas continuavam promessas e mentiras. Numa sequência que dá bem noção que nem sempre uma mentira dita muitas vezes pode pegar de estaca como verdadeira. Dando assim para perceber como o que certas pessoas dizem e escrevem, antes como agora, não chega aos céus, nem a bom Porto!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário