- 15/02/2025 – Sábado - Dia do falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa. Conhecida a notícia, o presidente André Villas-Boas reagiu, em jeito de sentida nota de pesar, com um comunicado na página oficial do FC Porto e através do Porto Canal, com seguinte difusão por toda a comunicação social. Entretanto, como a equipa principal de futebol do FC Porto estava no Algarve para jogar no dia seguinte, onde se encontrava também, Villas-Boas deixou a equipa na própria noite e regressou ao Porto, para acompanhar pessoalmente as intervenções necessárias. Tendo o Estádio do Dragão ficado iluminado e com mensagens de pêsames e condolências nos quadros eletrónicos do recinto. Bem como painéis gigantes com a imagem de Pinto da Costa foram também desfraldados nas imediações do Estádio do Dragão, concentrando muitos portistas a prestarem a sua sentida homenagem ao “Presidente dos Presidentes” do Futebol Clube do Porto. Ficando decidido para todas as equipas das diversas modalidades e escalões do FC Porto o cumprimento dum minuto de silêncio no dia seguinte, domingo, dia 16 de fevereiro, em memória do falecido presidente.
- 16/2/2025 – Domingo - Assim sendo, em todos os jogos os atletas portistas usaram fumos negros nas camisolas do Clube. De permeio as portas do Estádio do Dragão passaram a estar, a partir deste mesmo domingo, decoradas com marcos da obra de Jorge Nuno Pinto da Costa enquanto líder máximo do FC Porto. Desta forma, o Clube homenageia o Presidente Honorário falecido aos 87 anos. E durante a tarde e noite de domingo as equipas das modalidades portistas marcaram presença no velório, onde os capitães de cada equipa depositaram uma coroa de flores. Seguidamente, no regresso da equipa do Algarve (onde o FC Porto venceu por 1-0 o Farense) a comitiva portista passou pelo velório do antigo presidente, na igreja das Antas. Após isso, já passava da meia-noite, o plantel principal juntou-se à Direção do clube para prestar tributo a Jorge Nuno Pinto da Costa no memorial situado junto à Porta 24 do Estádio do Dragão. O Presidente e o treinador Anselmi levaram coroas de flores, Jorge Costa e os atletas transportaram vários troféus do clube, que colocaram junto às milhares de recordações ali deixadas desde a noite de sábado e ao longo do domingo por inúmeros portistas, antes de aplaudirem o dirigente mais titulado do desporto mundial e cumprirem um momento de silêncio.
Enquanto isso, o Presidente Villas-Boas disponibilizou à família de Pinto da Costa a possibilidade do funeral do presidente honorário passar pelo Dragão e inclusive a urna ir dentro do estádio, para natural homenagem de despedida.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Sem comentários:
Enviar um comentário