Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Tributo à memória do guarda-redes Armando Silva!

 

Em 2018, a 16 de fevereiro, faleceu o meu amigo senhor Armando Pereira da Silva, o antigo guarda-redes do FC Porto e do Sporting de Braga, além de outros clubes por onde passou na sua valorosa carreira desportiva. Agora em 2025, sete anos depois, a 15 de fevereiro, faleceu Jorge Nuno Pinto da Costa, o histórico presidente honorário do FC Porto, clube a que presidiu durante 42 anos, mas depois do guarda-redes Armando ter defendido as balizas do FC Porto. Contudo, anteriormente, além de ambos serem Portistas, tiveram outra curiosa ligação: quando um e outro eram jogadores na categoria de juniores, Armando a guarda-redes e Pinto da Costa a defesa, chegaram a jogar juntos uma vez, pelo menos, além de outros jogos em que se possam ter defrontado, pois jogavam em equipas de clubes diferentes. Tendo então, a meio da década dos anos 50, enquanto Armando era guarda-redes nos Juniores do FC Porto, e Jorge (assim referido ao tempo) era defesa no Infesta, foram selecionados para a Seleção Júnior da Associação de Futebol do Porto e fizeram então parte da mesma, um a guarda-redes e outro a defesa da mesma equipa.  

Armando, depois de ter jogado no FC Porto, na categoria de juniores como nos seniores e ter continuado a carreira noutros clubes, antes de regressar ao FC Porto, foi titular no Sporting de Braga e como tal defrontou também o FC Porto. Como por exemplo em 1965, no caso, em jogo terminado empatado no estádio das Antas  a que se reporta a interessante imagem com que se recorda seu estilo.

Ora, os dois voltam agora a juntar-se, passados estes anos já decorridos. Como em vida ainda se encontraram por vezes, numa das quais resultou a foto que reporta esse encontro e amizade.

Pinto da Costa faleceu ainda por estes dias e tem sido homenageado, como seu legado portista merece. Armando faleceu há 7 anos e continua bem presente na memória de quem o admirou e por ele sempre teve grande estima. Merecendo por isso mais uma lembrança, numa homenagem desta feita ilustrada com imagem duma equipa de coleção de cromos de seu tempo de guarda-redes do FC Porto.

Até sempre!

Armando Pinto

Nota: A propósito: recorde-se a publicação feita aqui aquando do falecimento de Armando (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2018/02/falecimento-de-armando-1938-2018-grande.html

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário