Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Faleceu Ferreirinha – um campeão e internacional de juniores nos anos 50…

 

Desapareceu do número dos vivos, quinta-feira dia 6 de fevereiro de 2025, mais um nome associado à história portista, o Ferreirinha, como era mais conhecido Fernando Ferreira, antigo futebolista campeão nacional de juniores pelo FC Porto em 1952/53 e um dos primeiros internacionais portistas na mesma categoria. 

Mais tarde futebolista que ainda fez parte do plantel portista de seniores e inclusive chegou a alinhar na equipa principal do FC Porto em 12 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1959/1960, mais 6 na Taça de Portugal e 2 nas duas mãos da 1.ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus da mesma temporada.

Fernando Ferreira, tal o nome do conhecido Ferreirinha, ainda recentemente havia completado 89 anos, nascido que foi a 01 de fevereiro de 1936, em Santo Tirso. Cuja carreira, depois de ter jogado nos Juniores do FC Porto de 1952 a 1954, passou por transitar em empréstimos a clubes como o Tirsense e Sporting de Braga, até ter regressado e jogado na equipa principal do FC Porto em 1959/60. 

Seguiu depois para o Vitória de Guimarães, daí rumando ao Leixões e mais tarde passou de novo pelo Braga, até ter acabado no Tirsense, o clube da sua terra. Após terminar a carreira como jogador, continuou ligado ao futebol como treinador de diversos clubes (Tirsense, Braga, Riopele, Famalicão, Lusitânia de Lourosa, Aves, Ovarense, Vianense, Moreirense, Leixões, Vila Real e Tirsense). Numa longa e histórica carreira, com momentos altos em diversas subidas de divisão de alguns dos emblemas que representou.

Ferreirinha era cunhado do “Magriço” Alberto Festa, falecido ainda em 2024.

A propósito, relembre-se o título nacional obtido por Ferreirinha e seus pares no Campeonato de Juniores em 1953, o primeiro do FC Porto nessa categoria (clicando em)

 https://memoriaporto.blogspot.com/2023/06/recordando-vitoria-portista-no.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

Sem comentários:

Enviar um comentário